Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

sábado, 31 de julho de 2010

Enxoval

A Luísa já tem alguns itens do seu enxoval...
Encomendei algumas coisinhas no final de semana passado, mas ainda vai demorar um pouquinho pra chegar:
  • Lica Artêxtil: Kit de berço, trocador, almofada de amamentação, almofadas decorativas, edredon, lençóis para o berço e para o carrinho;
  • Atelier Reart (encontrado pela Guidi): Kit de Higiene e Lixeirinha
Agora está confirmado o tema de Joaninha para o quarto!

E, além dos presentes que a Luísa já ganhou, compramos cerca de 50 roupinhas... Vou postar fotos em breve, aguardem! A escolha foi feita pela tia Vivi e são todas muito lindas!

Hoje estivemos na casa da minha mãe e foi quase como um domingo, estava todo mundo lá!
A Lucy, a Gabi e o Matheus ainda estão de férias. A Vivi também foi pra lá... E levamos os nossos cachorrinhos, Luke e Anakin... A tia Lili estava chegando também, mas não pudemos esperar... esta semana está uma correria!!! Mas foi uma delícia jantar a comidinha da minha mamy!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

"Despedida" da Íris e da Natalie

Hoje fomos à casa da Íris...
A Natalie está muito linda, inteligente e sapeca, agora com pouco mais de 7 meses.
Também encontrei a Gui (que continua empenhadíssima nas lembrancinhas de maternidade da Luísa, que estão ficando lindas, vocês vão ver quando forem visitá-la!), a Erika e o Carlos Reis.

A Íris acabou de voltar do RJ para SP e vai se mudar para os EUA em breve...
Vamos sentir muitas saudades, mas iremos acompanhando as novidades pelo BLog delas também!
E nos reencontraremos no final do ano, quando a Luísa já estará fora da barriga! Eba...

E a Luísa ganhou mais um presentão:
A Íris nos deu uma banheira, com suporte, super bonitinha! Coloquei uma fotinho aqui...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Mais Joaninhas!





Hoje almocei com a Adriana e a Monica, que trabalharam comigo no Private Banking do Banco Real.

Era para o Fabiano e o Pava irem também, mas eles não conseguiram... e acabou sendo um encontro das meninas.

Foi um ótimo almoço, estava com muita saudade...

A Dri deu mais 2 joaninhas pra Luísa, lindinhas! Coloquei uma foto delas aqui....


segunda-feira, 26 de julho de 2010

USG Morfológico de 2o Trimestre

Eu e o Luís fomos hoje cedo à Unidade do Delboni na Ricardo Jafet, para fazer o Ultrassom Morfológico de 2o. trimestre da Luísa (além de um Ultrassom de Rins), com 21 semanas e 1 dia.

Este foi o exame mais detalhado até o momento. E emocionante, como sempre...
Está tudo bem com a nossa princesinha, todas as medidas e formação dentro da normalidade. O coraçãozinho batia a 144bpm, pudemos ver até as aortas e artérias! Vimos também o estômago, fígado, baço, rins, bexiga... a coluna... contamos os dedinhos das mãos e pés.

Ela está pesando 425g, aproximadamente (sendo que o normal é de 331g a 467g nesta idade gestacional).

Seguem abaixo algumas "fotinhos" da boneca...
Aqui, uma imagem do perfil, o coração e a coluna.

Abaixo, as mãozinhas e pezinhos...
E, aqui, de perninhas cruzadas... uma lady!
À noite, fomos ao consultório da Dra. Rosa, para um exame antes de nossas férias e para obter a autorização para viajar.

domingo, 25 de julho de 2010

A poltrona já chegou!


Ontem a "Sofá & Colchões" entregou a poltrona...
Ela já está lá no quarto que será da Luísa.

Como havia dito, não é uma poltrona de amamentação, está mais para "poltrona do papai", mas é super confortável e tem os braços na altura ideal para a amamentação...
É reclinável em 2 posições, giratória e de balanço!

E olhem como a joaninha que a Tia Lili e o Tio Lipe deram ficou charmosa nela!!

Mas quem gostou mesmo foi o Anakin... tive que trancar a porta, pois ele queria ficar deitadinho nela! Que sapeca...




Mais Presentes!!!

Oba... Vejam os novos presentes que a Luísa ganhou (que garotinha de sorte!)...

Na sexta, 16/07, o Tio Leo e a Tia Mimi deram 2 roupinhas lindas, com ursinhos.

No sábado, 17/07, a Vovó Amélia, a Tia Tatinha, o Tio Sílvio e o priminho Alexandre nos visitaram e trouxeram mais 2 presentes: um body rosa e um tênis lindinho...

Na segunda, 19/07, a Márcia (que trabalha com a mamãe) deu uma joaninha rosa de pelúcia, que é um cofrinho e faz barulhinho ao receber moedas... um ótimo esquema pra Luísa pedir moedinhas para os tios (hehe).

Hoje, 25/07, era aniversário do Tio Felipe, mas a Luísa também ganhou presentes: a Vovó Neide deu um vestidinho rosa lindo, com body e calça combinando... e a Tia Lili e o Tio Felipe deram uma joaninha de pelúcia, muito fofa, de vestidinho, que a Lili encontrou em uma loja de roupas de bebê no Tatuapé, toda decorada com o tema de joaninhas...

domingo, 18 de julho de 2010

Metade!

Notaram os contadores que adicionei ao BLog?

Este do cabeçalho é a contagem regressiva para a data prevista para o parto (DPP): 05/12/2010. Esta data é obtida calculando 280 dias a partir do primeiro dia da última menstruação, no meu caso, 28/02/2010...
Para a minha médica, esta é a data limite para aguardarmos o nascimento natural da bebê, com segurança.
O prazo de 280 dias são as famosas 40 semanas da gestação, da contagem obstetrícia, que costuma ser usada pelos futuros pais e soa estranha para aqueles que ainda não se aventuraram por este caminho.
Na contagem do Calendário, este período corresponde a 9 meses... Mas, no acompanhamento do desenvolvimento do bebê, a gestação acaba durando 10 "meses lunares" (cada mês consiste em 28 dias, organizados em 4 semanas de sete dias cada uma).
E o mais interessante é que esta contagem se inicia antes da data em que o bebê foi concebido de fato, o que costuma acontecer cerca de 2 semanas depois. Mas, como esta data é difícil de precisar exatamente, convencionou-se utilizar os parâmetros acima descritos.

Este widget da lateral, abaixo da Joaninha, é bem interessante... encontrei no site Babystrology. Configurei as datas para que ele simule o desenvolvimento da Luísa, trazendo uma contagem em semanas e também em dias de quanto tempo já passou e quanto ainda falta... basta clicar nele para alternar as contagens.
Hoje é exatamente a metade desta contagem! 140 dias se passaram e 140 dias ainda são esperados até a chegada da nossa princesinha!

De acordo com a minha agenda da gravidez, hoje ela está pesando cerca de 308 g e medindo cerca de 16 cm de altura (e eu já engordei 5,8 Kg!). Até agora, a placenta pesa mais que o bebê... é ela que trata com o processo metabólico da nutrição, pois os órgãos fetais ainda não estão suficientemente maduros para processar os alimentos. Esta proporção deve começar a se inverter daqui a 2 semanas.
O processo de ossificação continua e a cartilagem se fortalece e se transforma em osso... é por isso que os movimentos do bebê começam a ficar mais perceptíveis.
Há 3 dias, as sobrancelhas do bebê começaram a se formar.
O cabelo começou a se formar ontem e, em mais um mês, ele terá cerca de 2,5 cm. Este é o "cabelo permanente" e não o lanugo (uma penugem temporária que surgiu há uns 10 dias na cabeça e no corpo do bebê, mas que costuma desaparecer até o seu nascimento ou alguns dias depois).. Mas mesmo este "cabelo permanente" começará a cair na segunda semana depois do nascimento, para ser substituído por um cabelo mais grosso e áspero.
O vernix caseosa também já está presente, é uma substância cremosa que cobre a pele do bebê para proteger a delicada pele do bebê... ele tem função termorreguladora, antibacteriana, antioxidante, protetora e hidratante. O bebê ainda nasce envolto neste vernix, que desaparece após cerca de 24 horas de vida (com exceção dos acúmulos nas dobrinhas) e normalmente é removida no tratamento pós parto (há controvérsias com relação a este procedimento - achei uma tese inteira sobre o assunto na Internet).
Hoje, o útero da bebê já está completamente formado e há 10 dias começaram a se formar as primeiras células dos óvulos. As meninas já nascem com todos os óvulos que terão.
E, nos próximos 4 dias, as perninhas estarão na proporção relativa definitiva (os ultrassons que fizemos mostravam perninhas pequenas, quando comparadas com os bracinhos)...
Agora o bebê já dorme e acorda tanto quanto o recém-nascido.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Enjôos... até que o parto nos separe!

Desde antes de eu descobrir a minha gravidez, comecei a sentir os tais enjôos que sempre deram graça às cenas de filmes e novelas, quando as mulheres descobriam sua condição.
Bom, a única coisa é que sempre mostravam isso na cena da suspeita/descoberta, quando a mulher acordava e, depois, só restavam a alegria, as reações com a notícia e os preparativos...

Há quem diga que o enjôo é sinal de que a gravidez vai bem e que mulher que enjôa não aborta... Também há quem diga que é psicológico... que significa rejeição ao bebê... Outros acham que é por conta de falta de vitaminas ou alimentação pesada...
Pesquisas mostram que cerca de 60%-80% das mulheres sofrem de enjôos durante o primeiro trimestre da gravidez, umas mais intensamente que as outras. Em quase todas, este enjôo desaparece até a 16a. semana de gestação.

Como eu disse, os meus enjôos começaram cedo e foram muito intensos e frequentes a partir da 6a. semana da gravidez... e não eram somente matinais. Comecei a perder peso, por devolver grande parte dos alimentos ingeridos, e minha médica teve que me receitar Dramin com vitamina B6 de 8h em 8h, além das recomendações de realizar pequenas refeições de 2h em 2h.

A notícia boa é que, por mais desconfortável que os enjôos sejam para a mãe, para o bebê está tudo bem... a única coisa que pode prejudicá-lo também é a escassez de alimentos e líquidos, por isso é que se deve evitar a perda de peso e a desidratação.

Quando descobri a gravidez, comecei a caprichar mais nas refeições, tentando deixá-las mais saudáveis e naturais, mas acabei descobrindo que precisava reforçar bem as minhas refeições noturnas, pois ficamos muito tempo sem nos alimentar durante a noite. E comecei a deixar um pacotinho de bolacha de água e sal ao lado da cama, para comer uma ou duas antes de me levantar... mas, ainda assim, é muito raro o dia em que não passo mal de manhã, durante o banho.

O que causa o enjôo é o hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana), que começa a ser produzido quando o óvulo é fecundado, sendo jogado na corrente sanguínea. É esse hormônio que acusa a gravidez nos testes de sangue e nos de farmácia (urina) realizados para se descobrir a gravidez. A função dele é relatar ao corpo da mulher que tem um bebê em formação (para que ele não o interprete como um corpo estranho, que deveria ser expelido) e que os hormônios progesterona e estrogênio devem ser produzidos em maior quantidade (para proteção da gravidez, mas estes hormônios têm um efeito depressivo, deixando a mulher mais sonolenta, cansada e desanimada).

Há oscilações na produção destes hormônios pelo corpo da mulher durante todo o dia e toda a gestação. O hCG cai bastante após a 16a. semana da gravidez (daí o desaparecimento dos enjôos na maioria das gestantes) e todos os hormônios voltam à sua taxa de normalidade bruscamente quando a bolsa se rompe.
Coloquei um gráfico aqui, mostrando esta evolução...

Bom, como estou fechando a 20a. semana, continuo com as minhas doses de Dramin e até agora os enjôos ainda são companhia diária, estou achando que eles vão mesmo me acompanhar até o final da gestação. Pelo menos, em troca, ganharei a Luísa em meu colo!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Susto...

Já tinha acabado as doses do antibiótico para tratar a cistite detectada no finalzinho de Junho...
Na terça, durante o dia, tive umas cólicas chatas... nada muito forte, mas que me deixaram um pouco incomodada. À noite, entretanto, foi difícil dormir... começaram fortes sintomas de infecção urinária. Fiquei preocupada, por conta do meu histórico de cálculo renal.

Na quarta de manhã, como não tinha reuniões no serviço, resolvi passar no Hospital São Luiz para adiantar os exames que só faria daqui a algumas semanas e verificar se estava tudo bem com a bebê... além de descobrir o que, de fato, estava ocorrendo.

Foi um alívio enorme ouvir o coraçãozinho da pequena batendo forte e depois dar uma espiada nela durante o Ultrassom dos Rins. Alívio maior até do que o fato de não ter sido encontrado um cálculo...

No final, o problema é que a infecção estava 10x mais forte do que antes, então provavelmente o antibiótico não foi eficaz contra a bactéria presente.
Chato será ter que esperar o resultado da urocultura, que só sai amanhã à tarde, para poder definir o melhor tratamento e finalmente me livrar deste incômodo terrível... enquanto isso, vou sofrendo...

domingo, 11 de julho de 2010

Móveis...

Agora a Luísa já tem os móveis do quarto... ou melhor, eles estão todos encomendados!

Ontem, eu e o Luís fomos ao "Atelier Rastro de Tinta" para ver o projeto que haviam preparado pra gente. A Patrícia foi super atenciosa e preparou um quartinho aconchegante, com predominância do verde clarinho, com bolinhas brancas, pra suavizar o tema de Joaninhas, que puxa para o vermelho. Acho que eu não estava preparada para este novo viés... mas o resultado ficou bonito, com bastante patchwork, quadrinhos lindos, abajour, lustres e uma parede enfeitada de joaninhas pintadas (engraçado foi ver a cara do papai enquanto a gente discutia poás, bandor, voil, etc.). A distribuição dos móveis ficou legal no quarto, mas fiquei na dúvida com relação à poltrona e também o guarda-roupa... Bom, pegamos o orçamento (um pouco acima do que esperávamos, como sempre) e fomos para casa para amadurecer as ideias.

Enquanto o papai assistia à disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo, fiquei rabiscando desenhos e procurando algumas outras opções na Internet (abençoada Internet, que poupa uma série de andanças e ainda funciona 24 x 7!).

Bom, acordei hoje cedo já decidida, com o quarto todo planejado e o roteiro de lojas para visitar. O Luís pegou a escala da manhã e combinei com minha irmãzinha para continuar as visitas à tarde (não dá para tirar o papai de casa em dia de final de Copa do Mundo!).

Depois de muita pesquisa, bate-perna e comparação de valores (por que a gente sempre acha mais bonito o que é mais caro?), comprei a poltrona que eu namorava há uns 2 anos, da "Sofá & Colchões", em couro branco (não é uma poltrona de amamentação, está mais para "poltrona do papai", mas é super confortável e tem os braços na altura ideal para a amamentação, é reclinável em 2 posições, giratória e de balanço!)... mas é bem maior que as tradicionais!

Bom, já tínhamos também o Sofá-Cama em couro branco, que compramos há 2 anos na mesma loja e já estava no quartinho que será da Luísa. Na época, também privilegiamos o conforto... ele esconde um colchão semi-ortopédico, dobrável, mas ocupa um grande espaço do quarto. É, sou mesmo exagerada!

Se comprássemos os tradicionais armário e cômoda de quarto de bebê, ficaríamos com o espaço do quarto bem limitado. Então, acabamos optando por um móvel sob medida, encomendado na "Favorita" da Zaki Narchi, compondo o guarda-roupa, a cômoda / trocador, deixando espaço para receber uma TV no futuro e, na lateral, algumas prateleirinhas, para acomodar os objetos decorativos. Com isso, acredito que não colocaremos nichos na parede.

A proposta de arranjo dos móveis no quarto, agora baseada nas medidas corretas e em uma outra posição, ficou ainda mais legal! Gostei bastante do resultado! A Adriana foi muitíssimo atenciosa conosco e o projeto ficou mesmo muito bacana...

Depois, pra completar, fui à loja "Mundo do Bebê" que conheci na "Feira do Bebê, Gestante e Criança", no Expo Center Norte, em Junho, para comprar o bercinho que eu havia namorado lá... delicado, com cristais e transparências. Coloquei uma fotinho dele aqui, não é lindo!?

Agora preciso pesquisar um pouco mais os outros detalhes da decoração: kit de berço, trocador, almofada de amamentação, almofadas decorativas para o sofá-cama e poltrona, edredon, cobertor, lençóis, toalhas, abajour, quadrinhos, lustres, cortina, tapetes, kit de higiene, pintura da parede... além da cadeirinha de carro, bebê conforto, carrinho, banheira, bolsas e malinhas... vixi!!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mexeu ou não mexeu?

Dizem que a gente só consegue sentir o bebê se mexendo depois do quinto mês (eu já estou para entrar no sexto…).
A minha médica disse que vou começar notando algo como uma peninha passando pela pele...
Eu já vi movimentos bem mais amplos: lembro da barriga da minha irmã, na gestação da Gabi, indo para lá e para cá, denunciando um pezinho ou mãozinha lá dentro.
Uma noite dessas, estava dormindo em minha posição favorita, de bruços (o que está ficando cada vez mais difícil) e acordei com uma pressão estranha na barriga... parecia que a Luísa estava me avisando que eu a estava esmagando!
Mas devo confessar... até agora, não sei se o que eu sinto é a minha bebê se mexendo! Às vezes, acho que é refluxo ou gases (é, grávida sofre!). Às vezes, um mexe-mexe esquisito lá dentro, tipo digestão difícil... Será que tudo isso é ela dando piruetas? Espero que sim!
O próximo ultrasom é só em 26/07, muito tempo para ter notícias do mundo interior... Adoro ver na telinha em preto e branco a pequena se movimentando, esticando os pezinhos, como se nadasse... colocando a mãozinha na boca... ai, é tão gostoso! Fico revendo os filminhos que temos das edições anteriores...
Em tempos de notícias on line, esperar várias semanas para saber se está tudo bem é fogo... Mas que jeito? A gestação é um exercício de paciência! Então, vamos treinando...

Vejam só este vídeo!!! Isso, sim, é mexer... rs



Achei esta matéria interessante na Revista Crescer, sobre os movimentos dos bebês:

Quando o bebê vai mexer pela primeira vez?

Qual grávida não fica na torcida para sentir os movimentos do bebê na barriga.
A expectativa é ainda maior para as mães de primeira viagem porque não sabem como será. “As primeiras mexidas podem ser confundidas com gases, ronco no estômago ou uma leve cólica, mas logo a mãe percebe que é algo que se movimenta abaixo do umbigo”, afirma o ginecologista e obstetra Djalma da Cruz Gouveia.
Quando o bebê mexe, a gravidez se torna concreta para a mãe, mesmo que já estivesse comprovadíssima nos exames de ultra-som. “Ao sentir os movimentos do feto, a grávida se reassegura de sua presença. Esse momento é especial para reforçar o vínculo entre mãe e filho”, afirma a psicóloga Ana Merzel.
Na segunda gravidez, fica mais fácil identificar as mexidas do bebê.

Primeiros movimentos
Você não sente, mas seu bebê pode estar se mexendo no útero a partir da 10ª semana de vida. Antes disso, fazia movimentos, mas ainda não tinha o esboço de braços e pernas que agora possui. Você não percebe porque a quantidade de líquido amniótico que envolve o feto (cerca de meio litro) é muito maior do que seus 2,5 centímetros de comprimento e 3 gramas de peso. É entre a 18ª e a 20ª semana que as primeiras sensações de movimentos do bebê — então com cerca de 18 centímetros e 500 gramas — chegam para a maioria das mães.
Nesse início, a percepção é de um movimento suave. “Em geral, as mães o descrevem como algo que passa de um lado para outro dentro da barriga, como se fosse um peixe nadando, ou então como pequenas explosões”, diz o ginecologista Walter Banduk Seguim. Segundo ele, a sensação vem mais do deslocamento da água que o feto provoca do que dos choques com o organismo materno. “Só cerca de 3 a 4 semanas depois é que a mãe sente o que descreve como chute do bebê. E não é necessariamente um chute. Pode ser um soco ou uma cabeçada”, diz.

Espreguiçadelas
O amadurecimento do sistema nervoso do feto é que determina a coordenação de suas ações, como levar a mão ao nariz, à boca, ao olho, piscar ou engolir. Por volta da 24ª semana, um movimento que começa a ficar frequente é o espreguiçar. O bebê estira os braços e as pernas várias vezes, como um exercício para fortalecer os músculos. “À medida que as espreguiçadelas se tornam mais definidas, aparece na barriga da grávida um calombinho. Em geral, é o calcanhar do bebê”, diz Seguim. Em torno da 32ª semana da gravidez, segundo os especialistas, muitas grávidas têm a sensação de outro movimento, que se repete um após outro, lembrando um soluço. “É o bebê simulando a respiração. Embora esteja num meio líquido e não use os pulmões, ele movimenta a musculatura respiratória como num treino”, afirma Seguim.

De olho no ritmo
Assim que os movimentos do bebê se tornam perceptíveis, os médicos recomendam às mães ficarem atentas ao seu ritmo. “Isso é especialmente importante para a mulher que apresenta uma gestação de risco, como a grávida hipertensa ou com diabete, pois a diminuição dos movimentos pode ser um sinal de má oxigenação fetal”, esclarece Seguim. O ritmo das mexidas, segundo ele, mostra-se mais preciso a partir da 34ª semana, quando se estima que a grávida sinta de sete a oito grandes movimentos do bebê por hora. Alguns bebês mexem muito e outros, pouco. Por isso não adianta ficar comparando o ritmo do seu bebê com o de outras gestantes. Para descobrir qual é o ritmo do seu filho, faça o seguinte: durante três noites, ao deitar-se, procure prestar atenção só no bebê, sem se distrair. “A mãe vai notar um padrão de movimentos e assim perceberá quando o filho está mexendo mais ou menos”, diz Seguim.
Segundo os especialistas, as mães também costumam notar que ele se agita mais quando conversam com o filho ou quando alguém de quem gostam se aproxima. “Nesses momentos, o bebê é estimulado pela liberação de hormônios da mãe. Ele se movimenta pela ação da adrenalina ou se tranquiliza por causa da endorfina”, afirma Gouveia. Uma outra relação que as gestantes costumam fazer é que o filho
parece chutar mais à noite, quando elas dormem. “A grávida é que sente mais as
mexidas quando está deitada e relaxada. O bebê não tem percepção de dia ou
noite. Ele dorme quase o dia inteiro, o que não significa que fique quieto. Há
fases no sono em que há superagitação”, diz Seguim. Ele lembra que as mães têm
ainda a impressão de que os bebês mexem menos quando uma mão fria pousa em suas barrigas. “A percepção do movimento é que diminui, porque a musculatura da barriga se contrai”, esclarece.

Hora do encaixe
Enquanto seu tamanho é menor que o diâmetro uterino, o bebê pode dar milhares de voltas na barriga. Mas como a cabeça é a parte mais pesada do seu corpo, por ação da gravidade, ele costuma ficar de cabeça para baixo. “É uma característica de 96% dos bebês. Os outros 4% ficam sentados”, diz Seguim. Essa movimentação costuma ocorrer 15 dias antes do parto, ou a partir da 38ª semana. “A barriga abaixa e a gestante nota que respira melhor e consegue comer sem se sentir tão cheia”, diz o médico. A partir daí, os chutes de seu filho diminuem. Ele está concentrado nos últimos momentos para fazer seu gol de placa.

Homenagem...

A minha irmã mais velha, Vivi, toda inspirada, fez um acróstico pra Luísa... vejam que lindo!!!

Longa foi a espera, mas enfim você está vindo!
Um novo princípio, um recomeço, um reencontro
Iluminado seja o seu caminho, a sua nova jornada terrena
Saiba que já te amo
Antes mesmo de você chegar

Peço ao Pai Criador, que você venha com saúde e que Ele
Abençoe cada dia de sua existência
Lembre-se sempre de que você é luz e que veio ao
Mundo para ser feliz, para amar e ser amada
Espero para você uma vida repleta de alegrias
Irradie luz, sorria sempre e a vida sorrirá para você
Rodeada de amigos
Amor e carinho

K
Uma nova oportunidade de aprendizado se aproxima
Saiba aproveitar esta nova chance com
Sabedoria e doçura
Una-se em prece com o Pai Criador e Ele
K
Iluminará sempre o seu caminho

Minha querida, te desejo toda felicidade do mundo
Espero que você tenha um futuro glorioso
Nunca desista de seus sonhos. Seja a
Estrela mais brilhante no
Zênite da abóbada celeste
Espalhe amor e alegria por onde passar
Siga no caminho do bem, pautada nos ensinamentos do Cristo

Bjs da titia que já te ama, Bibi

Numerologia - Papai e Mamãe

Já que eu estava com a mão na massa, aproveitei a Ferramenta de Numerologia do Bebê.com.br e também verifiquei nossos nomes. Nesta ferramenta, você deve informar se está consultando a numerologia para o nome do bebê, da mamãe ou do papai. Vejam só a nossa... eu me reconheci bastante.

número do Destino identifica o propósito na vida - 5 - O bem-humorado.
A paternidade lhe cai como uma luva. Desde o instante que sabe da novidade, ele corre atrás de informações sobre gravidez e como será os primeiros meses de vida do bebê. É do tipo que acompanha a esposa nas consultas médicas e pergunta tanto quanto ela sobre cada fase de crescimento da criança. Sabe lidar com as dificuldades dos primeiros meses do recém-nascido com bom humor. É alguém presente na vida do filho, que está atento a cada erro e acerto do pequeno e tem sempre alguma palavra de apoio e incentivo a dizer a ele. Para o homem que tem como número de destino o 5, a paternidade é encarada como uma deliciosa experiência de vida e uma forma de se conhecer.

número da Personalidade descreve como se comporta e se expressa no mundo - 5.
Esse é um pai que sabe se expressar e é bom na hora de argumentar. Por isso, facilmente consegue com que as outras pessoas sigam suas ideias. É autoconfiante, às vezes até autoritário, e com isso consegue solucionar os impasses decorrentes da educação dos filhos. Ele adora crianças e sabe impor limites. Esse é o tipo de pai que não se rende aos lamentos e choros sem motivos dos pequenos. É muito criativo na hora de brincar e rápido para perceber as necessidades dos filhos.

número da Alma revela os sentimentos, nem sempre percebidos pelas outras pessoas - 9.
Esse é um pai que se dispõe a auxiliar os outros sem esperar nada em troca. Para ele, a maior recompensa é perceber que conseguiu ajudar os filhos de alguma maneira. Em troca, seus filhos se sentem à vontade em conversar e dividir confidências com ele. É alguém amoroso, que acredita nos valores humanos e os ensina às crianças. Tem uma visão à frente do seu tempo, o que o permite manter uma percepção de mundo mais ampla. Gosta também de dividir suas experiências. É corajoso e age independentemente do que os outros pensam.


O meu número do Destino é o mesmo que o da Luísa... =)
número do Destino identifica o propósito na vida - 2 - A compreensiva.
Antes de decidir o médico, o hospital, o enxoval ou qualquer outro item da maternidade, você se informa sobre todos os fatores que podem influenciar a decisão. E costuma ser assim em tudo. Tem o dom de olhar para os diferentes lados de uma questão e ponderar o que é melhor. Como mãe, é paciente, dedicada e usa a diplomacia para resolver os problemas da casa. Sua sensibilidade é a responsável por cuidar tão bem dos detalhes da chegada do bebê. Preocupada acima de tudo com o bem-estar da criança, transforma o quartinho dela em um espaço de tranquilidade e se esforça para deixar tudo em ordem, garantindo um ambiente para lá de acolhedor. Dedicada, você é uma mãe que sabe transmitir todo o seu afeto e educa com bondade. Os talentos dos filhos jamais passam despercebidos aos seus olhos. E opta pelo diálogo, em vez da repreensão. Quando fica brava com a criança, prefere o silêncio - assim o pequeno tem espaço para pensar no que fez. Situação resolvida? Então, ele será presenteado com sábios conselhos de uma mãe que está disposta a ensiná-lo a enfrentar a vida com coragem.

número da Personalidade descreve como se comporta e se expressa no mundo - 4.
Dona de um forte autocontrole emocional, você ensina o seu filho a resolver os problemas de maneira prática e racional. Sua habilidade de enxergar as situações com clareza impressiona o pequeno. Com você, ele aprende a ser ético, sincero, corajoso e a transmitir credibilidade. Não é de admirar que, para ele, a mãe seja o grande porto seguro, a pessoa na qual pode confiar em qualquer circunstância. Em troca, muita responsabilidade será cobrada da criança.O estilo clássico na hora de se vestir denuncia a sua admiração pelos valores tradicionais. Um conselho: não reprima demais as suas emoções. Falar sobre os próprios sentimentos fará bem a você mesma e a seus pequenos.

número da Alma revela os sentimentos, nem sempre percebidos pelas outras pessoas - 7.
Desde cedo, as crianças percebem que você precisa ter um espaço para pensar e refletir. Observadora, não costuma falar sobre a sua vida pessoal ou emitir opiniões quando acha que não são relevantes. No entanto, está sempre pronta a dar conselhos para os filhos. Eles sabem que sinceridade e racionalidade são com você mesma. Apesar disso, a intuição não é deixada de lado, servindo como uma grande aliada na tomada de decisões. A vontade de entender os mistérios da vida a aproxima de ciências esotéricas ou até da religião. Seu lado espiritual é aguçado e, para desenvolvê-lo, você pode ficar um pouco introspectiva. Nada que o contato com os amigos e familiares não ajude a equilibrar.

Nome escolhido... mas e o sobrenome?

Quando nos casamos, o Código Civil havia sido alterado há pouco tempo e o homem também podia trocar seu nome após a união (antes era somente a esposa).
Havíamos combinado que deixaríamos os nossos sobrenomes iguais, para formar a nossa nova família: Kussuki Menezes. Mas, quando demos entrada no nosso Casamento Civil, o funcionário do Cartório em que casamos disse que só um OU outro poderia ter seu nome alterado. Hoje sei que isso foi um erro de interpretação, pois tenho amigos (a Débora e o Wesley) que alteraram ambos os nomes, anos mais tarde... mas, na hora, acabamos acatando o modelo tradicional e somente eu alterei o meu nome, então...
Acabei não tirando o sobrenome do meu amado avô Cícero: Palmeira (que não agradava o marido Corinthiano) e somente acrescentei o "Menezes" do Luis ao final do nome.

É um pouco difícil trocar de nome (ainda mais depois que troquei de emprego, quando me transformei em "Cristiane Menezes" oficialmente!), a gente perde um pouco a identidade... mas hoje já me acostumei (apesar de achar grandão)! Eu brinco que posso ter 3 identidades assim: "Cristiane Palmeira", "Cristiane Kussuki" e "Cristiane Menezes"....

Então, pra escolher o nome completo de nossa bebê (se teria ou não o "Palmeira" no nome), acabei apelando para a Numerologia. E o nome dela ficou definido: Luísa Palmeira Kussuki Menezes....
Consegui convencer o meu corintiano a aceitar uma filha "Palmeira", yes!

O número do Destino identifica o propósito na vida - 2 - O mediador.
Seu bebê é encantador; parece que veio de um conto de fadas direto para esse mundo na tentativa de reunir as pessoas em paz. Dos bebês, é o que mais se deixa afetar pelo ambiente da casa. Sabe como vai o clima só pela voz dos pais. Mas não pense que ele irá agir de acordo com a vontade da mamãe o tempo todo. Talvez ocorra exatamente o contrário. Por meio de doces sorrisos ou de um chorinho sentido, você poderá fazer tudo o que ele deseja, mesmo que às 2 horas da madrugada. Bom juiz, ele sabe quando erra e logo pede desculpas, mas também esteja preparada para pedir desculpas quando o erro for seu. Prepare-se ainda para se emocionar diante das cenas de compaixão, tolerância e delicadeza que essa criança protagoniza.

O número da Personalidade descreve como o bebê se comporta e se expressa no mundo - 6.
A energia dessa criança inspira o amor e a união. Sua missão é conectar as pessoas. Até aqueles parentes distantes acabaram por se aproximar. Por isso, faça do seu lar um lugar aconchegante. E não se esqueça nunca de valorizar a enorme capacidade de amar do seu bebê. Ele ficará feliz em ser reconhecido.
Você perceberá que o senso de dever dessa criança despontará muito cedo. Através do esforço próprio, ela conseguirá alcançar todos os seus objetivos materiais e profissionais. E muito cuidado com as críticas. Sua cobrança interna já é alta o suficiente, levando o pequeno a achar que não está atendendo às expectativas de quem ama. Mas esteja preparada para ouvir: desde pequeno, ele sentirá dificuldades em guardar para si suas opiniões. Caberá a você ensiná-lo a entender e respeitar os diversos pontos de vista.

O número da Alma revela os sentimentos, nem sempre percebidos pelas outras pessoas - 5.
Lembre que seu bebê é muito comunicativo e espontâneo. Por isso, quando chegar a hora, escolha bem o sistema de ensino para ele – os muito rígidos podem tolher a sua liberdade e criatividade. Sua curiosidade é imediata e, versátil, é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mais crescidinho, seu filhote vai, por exemplo, estudar ouvindo música e tudo vai dar certo. Um problema é a impulsividade. Uma solução é que ele se adapta rápido. Ou seja, não vai demorar muito para perceber que o impulso está longe de ser o melhor conselheiro. Logo irá perceber que não adianta jogar os brinquedos que não funcionam no chão, por exemplo.

O maravilhoso mundo da Decoração...

Assim que soube que era uma menina, foi dada a largada para os preparativos do quartinho do bebê.

O tema do quarto da Luísa, provavelmente, vai ser Joaninha.
Foi a minha amiga Fernanda D. que mencionou o tema pela primeira vez...

Eu sempre gostei do vermelho, desde pequena, e estou apostando na delicadeza da combinação com o branco, as florezinhas e os pois, para utilizar esta cor no quarto de uma bebezinha...

Aqui estão algumas das inspirações, encontradas na Internet... cada coisa linda! Adorei esta coleção de Joaninhas da "Lica-Artêxtil".

Discuti o tema com minha amiga Ingrid, que tem sido uma grande consultora no ramo!
Ela vive me mandando dicas irresistíveis de decoração, vejam esta aqui, do "Atelier Alexandra Abujamra".
Foi ela também que me avisou da edição especial da Casa Cláudia, com decoração de bebê... a única revista do assunto que comprei, até o momento.

Se der tempo, a Gui vai preparar as lembrancinhas de maternidade da Luísa... ela sempre foi habilidosa e caprichosa para trabalhos manuais e tenho certeza de que serão lindas!

Ontem, 03/07, depois do jogo da Copa, eu e o Luís fomos ao "Atelier Rastro de Tinta" e eles vão preparar um projeto pra gente com este tema... Estou ansiosa para vê-lo, no próximo sábado (e também com medo do orçamento!).


domingo, 4 de julho de 2010

Luísa!

No dia 01/07, de manhã, fomos ao Delboni da Av. Brasil, atrás do mesmo médico que fez o primeiro Ultrassom morfológico, na tentativa de descobrir o sexo do bebê.

Não vou postar fotos íntimas da nossa bebê, mas o médico falou (com certeza absoluta) que é uma menininha... a nossa querida Luísa está a caminho!

Apesar da grafia diferente, em homenagem à nossa pequena, segue abaixo a letra da música “Luiza”, do Tom Jobim, que acho linda!

“Rua,
Espada nua
Bóia no céu imensa e amarela
Tão redonda a lua
Como flutua
Vem navegando o azul do firmamento
E no silêncio lento
Um trovador, cheio de estrelas
Escuta agora a canção que eu fiz
Pra te esquecer Luiza
Eu sou apenas um pobre amador
Apaixonado
Um aprendiz do teu amor
Acorda amor
Que eu sei que embaixo desta neve mora um coração

Vem cá, Luiza
Me dá tua mão
O teu desejo é sempre o meu desejo
Vem, me exorciza
Dá-me tua boca
E a rosa louca
Vem me dar um beijo
E um raio de sol
Nos teus cabelos
Como um brilhante que partindo a luz
Explode em sete cores
Revelando então os sete mil amores
Que eu guardei somente pra te dar Luiza




30 anos...

No dia 26/06, completei 30 anos...
Foi engraçado... é o primeiro ano da minha vida em que a minha idade é menos importante do que outra marcação de tempo. Logo eu, que sempre adorei comemorar aniversários e logo em uma idade tão marcante, que planejei comemorar de várias formas (não com tanto estilo quanto meu amigo Serginho, mas achava que faria pelo menos um encontro de amigos... No final, passei a tarde em um demorado e gostoso banho de banheira, jantamos no "Tempero das Gerais" e, no dia seguinte, na casa da minha mãe, comemoramos o meu aniversário e do meu querido sobrinho Matheus de maneira bem familiar e à moda da Copa - foi antes da desclassificação do Brasil)!
Estou no quinto mês de gestação ou, pra ser mais precisa, há 2 dias de completar a 17a. semana... Os amigos e a família me ligam e todos dizem que esta será a última vez que passo o aniversário assim, livre, leve e solta... É verdade! Ser mãe muda tudo, eu acredito! Mas o que eles não sabem é que estar grávida também já muda muita coisa...
Já era para eu ter me livrado do enjôo, mas ele insiste em aparecer diariamente (todas as manhãs, religiosamente, e às vezes em outros períodos do dia)... dizem que o enjôo costuma sumir e dar lugar à azia (o primeiro ainda não desapareceu e já fui apresentada, pela primeira vez na minha vida, ao segundo!)... comecei a temer as estrias e a tomar banho de creme diariamente (ou melhor, quando a preguiça não vence o medo!)... tenho enfrentado um sono incontrolável (reforçado pelo Dramin que tomo de 8h em 8h, por conta do enjôo)... e a cada dia minha barriga parece maior e fica mais difícil dormir em minhas posições favoritas (sono de dia e insônia à noite, que linda combinação!)... além disso, fui brindada com uma segunda cistite durante a gestação (realmente, ninguém merece!!!).
Apesar de assustar um pouquinho, é muito gostoso acompanhar cada mudança no corpo, no jeito de olhar a vida, de encarar as mesmas coisas de sempre sob nova perspectiva e saber que o motivo disso tudo é mais que nobre, é divino! Mas temo o que ainda está por vir... hehe

Muitos presentes....

Nossa! A Luísa nem nasceu e já ganhou um montão de presentes, olhem só!

Logo que descobrimos a gravidez, ganhamos todos estes aqui:
* Baleia - da Tia Vivi e do priminho Matheus
* Peixinho - da Tia Mimi e do Tio Léo
* Toalhinhas de girafa - da Raquel
* Meias - da Márcia C.
* Macacãozinho de vaquinha - da Alice e do Gustavo
* Casaquinho e sapatinhos feitos pela Vovó Amélia
* Macacãozinho branco, de ursinho - da Fernanda D.
Aí, no dia das mães, ganhamos mais estes:
* Sapatinho branco - Regina e Tamires
* Sapatinho branco e toalhinhas - Tia Vivi e priminho Matheus
* Sapatinhos coloridos - Tia Lucy e priminha Gabi

E depois, mais estes aqui:
* 6 body's - Vovó Neide
* Cachorrinho rosa - Vovô Paulo
* Sapatinhos - Tia Lucy e priminha Gabi
* Body rosa - minha Tia Wilma


Ultrassom 21/06

Fomos hoje de manhã fazer outro Ultrassom do bebê, desta vez no "Salomão & Zoppi" do Morumbi...

Está tudo bem, ouvimos o coraçãozinho e vimos mais uma série de detalhes...
Ele ainda cabe inteirinho na tela, mas dá pra ver que está no limite do espaço interno, acho que daqui a pouco vou começar a senti-lo mexer (não vejo a hora!). Só que o exame quase todo foi feito com zoom.

Ele está com 160 gramas (e a mãe dele já engordou quase 4kg, meu Deus!).
A idade estimada é de 16 semanas e 3 dias (diferença de somente 2 dias do cálculo estimado pela data do último ciclo).

E, infelizmente, o mistério continua.... o bebê começou de lado, depois ficou sentado, de costas, de pernas cruzadas... não facilitou!
Levou vários cutucões da médica (eu estava quase mandando parar... se não fosse a curiosidade!), mas não deu nem pra chegar perto da zona íntima... hehe... fazer o que!? Semana que vem, tenho consulta com minha médica e vou tentar conseguir outro pedido (vantagem de ter 2 convênios!)... Já conversei com o bebê e falei que assim ele vai demorar muito pra começar a ganhar presentes e o quartinho vai acabar sendo todo branco... =)

Aqui está uma imagem do perfil do bebê... que bonitinho!
Não parece ter o meu nariz de batatinha... parece mais com o nariz perfeitinho do papai!
Ah! Gravamos o exame em DVD novamente...

Transformação do guarda-roupa

A primeira coisa que deixou de me servir foram minhas calças... quer dizer, até serviam de manhã, mas no final do dia tinha que abrir um botão!

Tive a sorte de herdar algumas roupas de gestante da minha irmã Lucy (e muita sorte também por ficar grávida na mesma época do ano - a Gabi nasceu em 23/11/2007), mas a Lu é bem mais magra que eu e, apesar disso, outras roupas ainda me pareciam grandes demais no início da gestação!
Eu estava naquela fase de não parecer uma gestante, mas também não estar na melhor forma...

Por indicação de minha amiga Carla, passei na Zazou na Vila Olímpia. Achei a loja linda, comprei algumas coisas, mas os preços me impediram de comprar mais!

No feriado de Corpus Christi, fui com minha mãe e minha irmãzinha em uma outra loja bem legal de roupas para gestantes, mais acessível - Emma Fiorezi.
Na feira de gestantes de Junho (quando ainda não sabia o sexo do bebê), esta loja estava e aproveitei para comprar mais algumas roupinhas!

Mas... pior que as roupas, foram os sapatos!
Eu ADORO saltos altos... e, pior, sem salto eu só tinha uns 3 pares de tênis (surrados, de ginástica) e 2 sapatilhas Puma (também esportes)...
Por volta do final do terceiro mês de gestação, comecei a sofrer com dores nas costas. Ainda não tinha ganhado muito peso (pelo contrário, perdi 2 kg no início, por conta dos enjôos) e achei que estava muito cedo para começar a ter as dores por conta do afrouxamento das articulações da bacia (que tinha lido que começavam por volta do quinto mês).
Procurei a minha médica e ela apontou para o meu lindo scarpin... "Este é seu problema!"... eu estava com um sapato com quase 10 cm de salto. Ela disse que eu precisava usar saltos de 3cm-5cm, pois o centro de equilíbrio do corpo estava sendo alterado e aquela altura estava forçando demais as minhas costas....
Tive que visitar a Jorge Alex, fechar os olhos para todos os sapatos maravilhosos de salto alto que eles têm e comprar alguns mais baixinhos... Não é que as dores passaram!?

Encontro de barrigudinhas...

Dia 06 de Junho foi Casamento dos meus amigos Juliana e Eduardo.

Quando a Ju me enviou o convite do Casamento, eu confirmei a presença e comentei que só precisava ver o vestido que usaria, pois não sabia o meu tamanho até lá!
Contei pra ela que estava grávida e ela me surpreendeu com a notícia de que estava também, 3 semanas na minha frente, super feliz com a chegada da Isadora!
Eu comentei que a nossa amiga Alice também estava grávida e a Ju me contou sobre a Karin também, esperando seu segundo bebê, agora um menino... Renan.
No final, o super encontro de barrigas saiu melhor que a encomenda... ainda se juntaram a nós outras 2 grávidas.

Foi um evento muito lindo, cheio de emoção...

Foi ótimo rever os amigos do Banco Real e um pouco triste me despedir dos amigos Alice e Gustavo (e do bebê deles, provavelmente, o Daniel)...
Eles se mudaram para o Canadá, no final de semana seguinte... Que saudade!

Alice, monta um BLog pra gente acompanhar as notícias de vocês também... Sentimos muito a sua falta!!! --> Eba! Ela criou...


Ultrassom Morfológico - Primeiro Trimestre

Em 24/05, fomos fazer o Ultrassom Morfológico de 1º trimestre.

Fizemos no Delboni da Ricardo Jafet, para ser com o médico indicado por minha ginecologista/obstetra.

Está tudo bem com o bebê, ouvimos o coraçãozinho (ficamos emocionados!).... o risco de doenças é baixíssimo... o desenvolvimento está normal (12 semanas e 4 dias é a idade estimada)... mexe bastante! Deu pra ver bracinhos, perninhas, barriga, estômago, bexiga, cérebro, coluna...

Gravamos o exame em DVD e aqui estão alguns screen-shots. O Luís também filmou o exame, com as explicações do médico.

Aqui, dá pra ver como ele ainda é pequenininho (tem 6,2 cm das nádegas à cabeça - CCR)... tem bastante espaço para ele se mexer sem eu perceber.
Incrível como um ser tão pequenino já é tão humano!
Aqui dá pra ver ele inteirinho...
E aqui com a mãozinha na boca...
Não deu pra definir se é menino ou menina com certeza ainda, pois ainda está em formação (agora só tem o “broto genital”)...
A identificação do sexo é realizada através da visualização da angulação do broto genital em relação ao eixo da coluna vertebral. Se o broto genital estiver para cima é um menino e se estiver para baixo é uma menina. Então, o médico disse que há uma probabilidade de 70% de ser menina (os 2 tracinhos estão paralelos - onde a mãozinha do mouse está apontando, no canto esquerdo)...
Será necessário esperar o próximo USG para ter certeza (a partir da 16ª semana já tem os órgãos formados)... mas é provável que a LUÍSA é que esteja a caminho!

Dia das Mães

08 de maio de 2010 - Foi o meu primeiro dia das mães!
No dia anterior, estava preparando a última parte do presente para a minha mãe - a discografia completa do Roberto Carlos (íamos dar um aparelho de som portátil, que toca MP3) e encontrei uma música super bonitinha e antiga, do "Rei", que ela vinha tentando lembrar e cantar pra mim...

Você é Linda
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Você veio sorrindo
Não sei bem de onde
Um jeito tão puro
De quem no futuro espera
O sorriso de alguém

Seu vestido sem curvas
Seu sonho guardando
Eu fico pensando
No dia em que o sonho vier
Sua vida enfeitar

Não sei quem você é
Nem de onde você vem
Só sei que você é tão linda
Esperando neném
Esperando neném...

Espero que tenha sido com muito amor
E seja quem for
Há de achar também
Você tão linda
Esperando neném

Seus desejos serão todos satisfeitos
O importante é que você saiba esperar
Sua voz ensaia a canção que um dia
Muitas vezes com ternura vai cantar

Você vive pensando que nome vai ter
O amor que do seu próprio amor vai nascer
E esse amor, você nos braços vai ter

Não sei quem você é
Nem de onde você vem
Só sei que você é tão linda
Esperando neném
Esperando neném...




Também aproveitei para agradecer à minha mãezinha querida por tudo o que fez por mim... toda a vida!
Agora que também sou mãe, já tenho uma idéia do trabalho que isso dá... Imagina a minha mãe, que passou por 4 gestações!?
Muito Obrigada, mãezinha !!!

Escolha de nomes...

Em 04 de maio, procurei o significado dos nomes que sempre pensamos para os nossos filhos e ficou decidido:
· Se for menina, será Luísa
· Se for menino, será Ricardo

Luísa – feminino de Luís
Luís – Significa "combatente glorioso"
Indica uma pessoa criativa e inteligente, que tem coragem e desprendimento suficientes para enfrentar qualquer tipo de empreitada. Pode se tomar um grande empresário ou um executivo de sucesso.

Ricardo – Significa "senhor poderoso".
Indica um homem prático e decidido, o qual todos procuram quando precisam de orientação. Equilibrado e seguro não se intimida quando precisa lidar com pessoas cuja opinião diverge da sua.

Só para eu não ficar de fora... já que estava com a mão na massa... =)
Cristiane – Significa "escolhida por Deus".
Indica uma pessoa positiva, otimista, organizada e com grande capacidade de liderança.

Informação...

Não sei o que seria de nós sem o Dr. Google... mas também é bem legal usar o método tradicional - os livros!

Quando a minha irmã Luciane estava grávida da Gabi (2007), descobriu "A Agenda da Gravidez", mas já era um pouco tarde e acabou não comprando... Ela comentou comigo, achei super legal a ideia de acompanhar o desenvolvimento diário do bebê e cadastrei no alerta de preço do Buscapé.

Comprei a primeira agenda em 2008 e ela estava lá, guardadinha, ainda embalada, sem planos de uso... e acabei presenteando uma amiga querida, logo que nos contou que estava grávida (a Luciana, esposa do Ronaldo).

Em 2009, logo que soube da gravidez de outra querida amiga, de convívio diário (a Fernanda, que trabalha comigo), comprei uma agenda pra ela também.

Nesta época, eu já estava tomando as vacinas faltantes e planejando nosso bebê para 2010... aí aproveitei uma promoção e comprei a agenda que viria a ser minha mesmo e também um outro livro, que a Carla havia recomendado para a Fernanda - "O que esperar quando você está esperando".

Depois que minha gravidez já estava confirmada, a minha irmã Luciane me emprestou também um livro que havia sido seu companheiro na gestação da Gabi, "Sua Gravidez semana a semana".

Estes têm sido os meus companheiros neste período de tantas mudanças... mas a minha médica é que fica com a parte mais difícil: explicar os porquês sobre as recomendações listadas sem as devidas razões detalhadas (ainda mais quando é difícil de seguir!)... hehe

Também recebi muitas informações e dicas de minha amiga Fernanda... ela já estava na reta final de sua gravidez, quando eu soube da minha. Na verdade, só houve uma sobreposição de 20 dias, pois a linda Natália nasceu em 30/04... mas acompanhei de perto a gravidez dela, voltando juntas do trabalho quase todos os dias! Obrigada, Fefê! E sei que ainda trocaremos muitas informações sobre as nossas bebês!

E a minha amiga Zíris me presenteou com um livro para a próxima fase: "Os segredos de uma Encantadora de Bebês". Ela disse que o livro é milagroso e tem ajudado muito com a pequena princesinha japonesa, a Natalie, agora com 6 meses.
Ah! E ela está torcendo para a minha bebezinha também ser uma sagitariana... =)

A primeira espiadinha...

Na segunda-feira, 12/04, fui ao Consultório da Dra. Rosa... ela me examinou e deu a guia para fazermos o tão aguardado primeiro ultrassom.
Em 16/04, fomos ao Delboni da Vila Olímpia realizar o exame.
Vimos o feijãozinho que estamos cultivando... o feijão é o saco gestacional. O bebê (uma ervilhinha) tem 4 mm... mas já dá pra ver o coraçãozinho batendo... parece um pixel.
Ah... e descobrimos que era só um, nada de gêmeos!
Não tinha muito o que ver, mas o médico disse que estava tudo normal... e foi legal ter uma prova física irrefutável, hahaha...

As neuras....

Em um momento, eu era a pessoa mais feliz do mundo, ao ver aquele teste de gravidez com os 2 tracinhos e, no instante seguinte, eu já era a pessoa mais preocupada do mundo... veio o peso da responsabilidade, aquela sensação de que “agora não tem volta”... um medinho de falhar, de perder, de não saber me tratar tendo dentro de mim algo tão precioso... remorso por estar me sentindo mal (enjôos, cansaço, etc.), sendo que deveria só estar feliz pela bênção de acolher em meu ventre um filho do meu amor... terror por saber que tinha tomado antibiótico já grávida, sem saber... uma sensação de fragilidade... a vontade de poder ver lá dentro para garantir que o pequenino está crescendo saudável e se desenvolvendo... que estou conseguindo dar a ele todos os nutrientes e vitaminas necessárias para sua formação... a ansiedade pelo que ele vai se tornar... se será menino ou menina, se saberemos educá-lo, se seremos bons pais...

... mas, de uma coisa estou certa: ele foi gerado com muito amor! E crescerá em um ambiente repleto de carinho... então, acho que não tem erro, né?

Confirmação

"Não existe cedo ou tarde... Não existe tempo certo ou errado... As coisas acontecem quando têm que acontecer: cada uma no seu tempo e nada por acaso".



Em 09/03, fui visitar a minha ginecologista (a Dra. Rosa). Conversamos novamente sobre a gravidez e eu disse a ela que estava pronta, já estava tomando o ácido fólico que ela recomendara e tal... Ela pediu uma bateria de exames, adiantando a minha rotina.
Realizei os exames de sangue e urina em 13/03 e os ginecológicos, em 17/03.

No dia 22/03, saíram os resultados e descobri que estava com cistite (tenho um histórico chato de cálculo renal e infecções frequentes). A Dra. queria que eu fizesse uma tomografia dos rins, para garantir que entraria na gravidez bem, mas eu tinha que eliminar antes a infecção (comecei a tomar antibiótico - Cipro 500 floxacino) e aguardar outro ciclo menstrual (para garantir que não faria este exame grávida, pois é super perigoso para o feto)... mas não houve um outro ciclo e tivemos que nos "virar" com um ultrassom dos rins e vias urinárias.

Em 04/04, já aguardava a minha menstruação... tinha alguns sintomas que sinalizavam que estava por vir (seios sensíveis, desconforto abdominal...)
Em 06/04, fomos a uma padaria maravilhosa, no Brás. Almoçamos lá e compramos brigadeiros - daqueles caseiros, deliciosos! Me acabei com eles, mas passei super mal depois...
No dia 08/04, já tinha "certeza" de que estava grávida... mas decidi esperar até o sábado (10/04, aniversário do Luís) para fazer o teste de gravidez.
Na sexta à noite, fomos jantar no Generale da Fausto Ferraz, com o Léo e a Mimi, para comemorar o aniversário do Luís. Depois, passamos na Ofner para tomar café e comer docinhos... passei mal novamente.

No dia 10/04, acordei cedinho e corri para fazer o teste... o resultado positivo apareceu super rápido! Fui correndo para o quarto e acordei o Luís, dando a notícia... Choramos e comemoramos juntos, agradecendo a Deus pelo lindo presente de aniversário!

Depois fomos ao Clube, encontramos o Léo e a Mimi e contamos a novidade a eles... Fomos juntos ao Posto de Saúde e tomei a vacina contra a Gripe H1N1 e depois almoçamos no Costela & Cia do Morumbi...
À noite, fomos ao Shopping Morumbi comprar presentes de aniversário para o Lui.
No dia seguinte, na casa da minha mãe, contamos a novidade para a família!

Primeiro presente

Em 07 de março, aniversário da minha irmãzinha caçula (Lilian), íamos almoçar na casa dela...
De manhã, levamos os cãezinhos para tomar banho no Cobasi e fomos tomar café da manhã no Pão de Açúcar.
Lá tem uma banca com alguns livros... vimos um super diferente, para crianças, e acabamos comprando para o filho que estávamos planejando.
O livro se chama "É Gol" e traz diversas ilustrações animadas relacionadas a esportes.

O futebol é uma das paixões do papai... e ele não o relaciona somente a um garotinho, diz que se for menininha vai ensiná-la a jogar também... Ainda estou tentando convencê-lo a mudar de esporte neste caso - talvez tênis!?...

Mas tem uma propaganda da Nestlè (Ninho), super bonitinha, que me faz imaginar como será daqui a alguns anos:


É, Lui, mas também corre o risco de você entrar para o mundo dela:


Calendário...

O primeiro dia de minha última menstruação foi 28/02/2010... esta se tornou uma data muito importante, para as contagens de dias, semanas e meses até a chegada do bebê!

No dia 03 de março, acessei um Calendário na Internet e vi que só teria o bebê ainda em 2010 se ficasse grávida neste próximo período...

Eu sempre gostei de ter nascido em 1980, pois é fácil de fazer contas... Por mais boba que seja a razão, quando decidimos ter o bebê, queria muito que ele nascesse em 2010.

Eu sabia que muitos casais demoram meses para conceber (a média é de 8 meses de espera), mas nunca fui muito paciente... quando decido algo, quero logo concretizar! Ainda bem que foi rapidinho!!!



sábado, 3 de julho de 2010

A decisão...

Sempre quisemos ter filhos... sim, assim mesmo no plural... pois ambos temos famílias grandes e adoramos ter irmãos!

Minhas irmãs sempre foram as companheiras da infância, as memórias mais antigas e queridas...

Então, a dúvida sempre foi o "quando"!
Estávamos para completar 5 anos de casados, chegava o ano de 2010 (a gente, que é do século passado, sempre se assusta com esta contagem de anos) e, finalmente, eu estava em um emprego que me permitia chegar em casa no horário e não passar os finais de semana e madrugadas enterradas em assuntos de trabalho.

Então, em Janeiro/2010, troquei o anticoncepcional pelo ácido fólico...


O filho que eu quero ter
Toquinho/Vinícius de Moraes

É comum a gente sonhar, eu sei, quando vem o entardecer
Pois eu também dei de sonhar, um sonho lindo de morrer
Vejo um berço e nele eu me debruçar, com o pranto a me correr
E assim chorando acalentar o filho que eu quero ter
Dorme, meu pequenininho, dorme que a noite já vem
Teu pai está muito sozinho, de tanto amor que ele tem

De repente, eu vejo se transformar num menino igual à mim
Que vem correndo me beijar, quando eu chegar lá de onde eu vim
Um menino sempre a me perguntar um porque que não tem fim
Um filho a quem só queira bem e a quem só diga que sim
Dorme menino levado, dorme que a vida já vem
Teu pai está muito cansado, de tanta dor que ele tem

Quando a vida enfim me quiser levar, pelo tanto que me deu
Sentir-lhe a barba me roçar, no derradeiro beijo seu
E ao sentir também sua mão vedar meu olhar dos olhos seus
Ouvir-lhe a voz a me embalar, num acalanto de adeus
Dorme meu pai sem cuidado, dorme que ao entardecer
Teu filho sonha acordado, com o filho que ele quer Ter.




Muitos anos em algumas linhas...

Eu e o Luís nos conhecemos na faculdade, em 1999, quando começamos a cursar Matemática (IME-USP).

Começamos a namorar em 01/12/2001 e nos casamos em 07/05/2005, um dia de "Conto de Fadas", realizações, sonhos...

Muitos dizem que a vida muda bastante com o Casamento. Eu concordo, mas muda para MELHOR: a logística fica mais simples... nada de ter que combinar se vamos dormir na casa de um ou na do outro, de pedir autorização para os pais para podermos viajar ou ter que inventar desculpas por termos chegado muito tarde... de ter que atravessar a cidade para poder se ver... de falar baixinho no telefone, pra ninguém se intrometer... de participar de mil festas, viagens e “programas de índio” só para ter a oportunidade de ficar juntinho...

É lógico que vem junto algumas coisas que não esperávamos (ou não imaginávamos o peso): contas e mais contas, manutenção da casa, compras em supermercado, a rotina, as oscilações de humor... mas isso é pouco perto da compensação de estarmos unidos!
Desde então, a família já cresceu... o Luke é nosso companheiro desde o início do casamento e o Anakin se uniu à família no final de 2007, trazendo mais alegria à casa.

Para acolher o crescimento da família, mudamos do nosso primeiro apartamento para uma casa, na mesma vizinhança... onde moramos até hoje!
Nestes 5 anos de casamento, crescemos e aprendemos juntos. Sentimos a paixão se acalmar e se tornar um amor gostoso, uma cumplicidade e companheirismo, a fusão de um com outro, a concretização de sonhos e a construção de um lar, uma família...

Pra começar....

Atendendo a pedidos e seguindo o exemplo de minha querida amiga Zíris, estou criando hoje este BLog para registrar as impressões, sensações, ansiedades, alegrias, surpresas, angústias e neuras desta mamãe de primeira viagem!

Apesar de trabalhar com Tecnologia (e talvez por conta disso), sou um pouco aversa a gastar horas de lazer com meu computador... mas já que hoje passei praticamente o dia todo navegando na web atrás de bibelôs e ideias para a decoração do quarto da minha bonequinha, cá estou...

Vou ter que tirar o atraso de 18 semanas! Ainda bem que tenho muita coisa registrada em minha Agenda da Gravidez e em e-mails.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...