Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

domingo, 26 de junho de 2011

26/06 - Mais uma comemoração

No domingo, 26/06, dia do meu aniversário mesmo, ainda fizemos mais uma comemoração: um almoço com a família e amigos em um dos meus restaurantes queridinhos: Tempero das Gerais, no Brooklin.
Depois, passamos uma tarde agradável em nossa casa, em companhia de pessoas queridas!









sábado, 25 de junho de 2011

Vovô Paulo

E encontramos o Vovô Paulo e as titias Vivi, Lucy, Lili, os titios Jorge, Zé e Felipe e os priminhos Matheus e Gabi no apartamento da tia Lili à noite.




Esportista...

Fomos ao clube no sábado, 25/06 de manhã...



sexta-feira, 24 de junho de 2011

Jaquetinha


Aniversário Cris e Matheus

O meu sobrinho Matheus nasceu no dia em que eu estava completando 21 anos... foi o melhor presente de aniversário que já ganhei!
Este ano, ele completou 10 anos e fizemos uma pequena comemoração de nossos aniversários na sexta-feira após o feriado de Corpus Christi, 24/06.




terça-feira, 21 de junho de 2011

Conquistas

Luísa, 7 meses, orgulhosa por ficar em pé sozinha!
Já faz 1 mês que a Luísa está na escolinha e que eu voltei a trabalhar. A vida anda muito corrida e ainda estamos nos ajustando à nova rotina. Por conta da escassez de tempo, o Blog está quase se transformando em um Fotolog, rs!

Durante a semana, o dia começa bem cedo: acordo às 5h / 5h30, para dar tempo de preparar tudo antes de acordar a Luísa, por volta das 6h,  amamentar, trocar a fralda, a roupinha, dar os remedinhos, etc., e ainda procuro aproveitar seu bom humor matinal para brincar um pouquinho.
À noite, não tem muito jeito: por mais cedo que eu a pegue na escola (após brigar com o trânsito de São Paulo), dá para interagir pouco antes de amamentar e vê-la adormecer, sempre antes das 20h. Depois, tenho que lavar e esterilizar os copinhos e recipientes de leite materno, arrumar a mala da escola, tratar as roupas sujas, tirar leite, cuidar dos cachorrinhos, etc.

Eu comentei outro dia com o Luís que ainda não senti grandes mudanças no desenvolvimento da Luísa por conta da escola, como muitas mães costumam dizer que percebem. Ela continua se desenvolvendo bem, mas no mesmo ritmo que vinha acontecendo em casa. A escola da Luísa é sócio-construtivista. Lá, sempre que possível, há banho de sol de manhã e à tarde e há momentos de estimulação: atividades de coordenação motora, música, incentivo aos movimentos, manipulação de brinquedos, estórias, etc. 
A Luísa agora consegue se erguer e sentar sozinha, segura-se nas coisas e fica em pé, apoiada (começou 2 dias depois de completar 7 meses)... mas ainda não engatinha (mal se arrasta!) e não gosta de ficar muito tempo deitada, quando acordada (especialmente, de bruços). Ela gosta muito de manipular os brinquedos e outros objetos, tem muita habilidade. É curiosa, observa tudo, sorri bastante, emite sonzinhos e gritinhos. Gosta dos objetos musicais, gosta de luzes, explora as texturas, balança-se ao ouvir música, presta muita atenção na TV... 

Pouco antes de completar 6 meses, começamos a usar alguns sinais infantis. Há alguns dias, ela começou a fazer os sinais de "leite", "cachorro", "não" e "chamar". Eu consegui registrar em alguns vídeos, mas acho que nunca mais vou ter tempo para editar e organizar tudo isso... eu brinco que vou ter que pedir a ajuda dela mesma, quando for maior, rs! Mas vou tentar criar um post sobre o assunto, em breve.

Luke, 6 anos


O Lukinho está completando 6 anos hoje!
Se cada ano da vida dos cachorros equivale a 7 nossos, o Luke já é o mais velho da casa, rs!

Ele se juntou à família pouco depois do nosso Casamento, fazendo com que começássemos a experimentar as alegrias de sermos "pais".

O Luke é um cãozinho carinhoso e tranquilo, dentucinho e muito independente. Ele adora ficar embaixo do berço da Luísa, mas agora começou a fugir dela, que adora agarrar os pêlos do irmãozinho!

Parabéns, Lukinho!!! Que ainda tenhamos muitos e muitos anos juntos! Nós te amamos!

domingo, 12 de junho de 2011

Festa Junina

Costumamos sempre ir às Festas Juninas de meus sobrinhos. Sou tia coruja e adoro vê-los dançar. Ano passado, fui grávida à festa dos dois.

A Festa Junina da escola do Matheus foi ontem, mas não pudemos ir por conta da correria para o casamento do meu primo. A Festa Junina da escola da Gabi foi hoje e conseguimos prestigiá-la: ela estava linda, dançou super bonitinho, muito animada e atenta à coreografia!
A Gabi ficou muito feliz em ter a priminha Luísa por perto... E eu fiquei feliz em estar novamente junto à família.

A Festa Junina da escola da Luísa será no dia 26/06, mas não vamos participar, pois é o dia do meu aniversário e do Matheus. Disseram que os bebês dançam com as berçaristas. Bom, teremos muitas festas pela frente ainda....

Luísa, vestidinho xadrez, à moda caipira! Pronta para a Festa Junina da priminha Gabi



Casamento do Victor e da Cris

A Luísa conheceu o restante da família no Casamento do meu primo Victor, 11/06.
Foi um lindo casamento! Família reunida é tudo de bom!

Luísa, prontinha para o casamento

sábado, 11 de junho de 2011

Muuuuito frio!

O inverno ainda não chegou, oficialmente, mas a temperatura está baixíssima!
Dá muita pena de tirar a Luísa de casa tão cedo, para ir para a escolinha... mas eu a tenho protegido beeem do frio. Vejam só!



domingo, 5 de junho de 2011

Fim da amamentação exclusiva

Fiz questão de manter o leite materno como alimento principal da Luísa até que completasse 6 meses.
Luísa, 5M - Saboreando uma banana, no alimentador
Entretanto, como eu voltaria a trabalhar imediatamente após ela atingir esta idade e ela iniciaria na escolinha 1 semana antes (para adaptação), antecipei em alguns dias a introdução de outros alimentos em sua dieta, para que a transição fosse suave e para que eu pudesse acompanhar bem de perto mais esta experiência.

Quando a Luísa completou 5 meses, comecei a oferecer um pouquinho de suco de laranja lima no intervalo entre as mamadas da manhã e deixar que saboreasse uma fruta (maçã red, pêra Williams, mamão papaya ou banana prata) no intervalo entre as mamadas da tarde.
Até os 5 meses e 3 semanas, não substituí nenhuma de suas mamadas por outro alimento, ela continuava mamando de 3h em 3h. O objetivo não era alimentar, mas apresentar outros sabores e texturas.

Utilizamos bastante o alimentador neste período. Eu comprei o acessório ainda durante a gravidez, por indicação do meu amigo Luiz Paulo. Parece um mordedor e acondiciona o alimento dentro de uma redinha, para que possa ser saboreado à vontade pelo bebê, sem o risco de engasgar com os pedaços.

Luísa, 6M - Vitamina de leite materno, mamão e maçã
Durante a viagem, voltamos à amamentação exclusiva, por comodidade e segurança (com exceção de 2 bananinhas, no alimentador).

Quando a Luísa começou a adaptação no Berçário, aos 5 meses e 3 semanas, demos adeus ao EASY e fomos nos adaptando à rotina da escola, que oferece refeições de 2h em 2h: Lanche da manhã às 9h, Almoço às 11h, Leite às 13h, Lanche da tarde às 15h e Jantar às 17h.

O lanche da manhã do Berçário é suco de fruta, então começamos com a laranja lima, fomos misturando o suco de laranja com outras frutas e hoje a Luísa já toma sucos de várias frutas. Os sucos preferidos dela são o de  melancia e o de maçã.
Às vezes, envio leite materno adicional para fazerem vitamina, misturando com suco de frutas (maçã, banana, mamão...). A Luísa adora!

O lanche da tarde é papinha de fruta, então começamos com aquelas que a Luísa já conhecia e fomos inserindo outras frutas depois. Nunca precisei passar as frutinhas na peneira, basta amassar bem com o garfo.

Começamos oferecendo leite materno (no copinho de treinamento) às 11h, às 13h e às 17h.
Luísa, 6M - Alimentando-se cada vez melhor!
Após 3 dias, começamos com a papinha salgada no almoço e, 2 semanas depois, também no jantar.
Por enquanto, a papinha salgada da Luísa é feita com 2 legumes (cozidos ao vapor e amassados com garfo) + carne ou frango Korin (cozido e batido no liquidificador, já substituindo o caldinho dos primeiros dias) + folhas. Às segundas, quartas e sextas, também é adicionada uma gema de ovo (bem cozido) à papinha. Para temperar, usamos azeite, alho e cebola.

Ainda não fiz uma avaliação da Luísa depois que começamos com outros alimentos, mas ela está comendo cada vez melhor. Na escola, está tomando 100-150ml de suco e 180-230ml de leite materno, comendo 30-40 colheres (chá) de papinha salgada e 15-20 colheres (chá) de papinha de fruta.
Eu a amamento ao acordar (entre 6h e 6h30) e no final do dia, por volta das 19h. Ela continua dormindo 10-12 horas por noite, sem precisar se alimentar de madrugada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...