O ideal é que possamos dormir, no mínimo, 5 ciclos por noite (ou seja, 7.5 horas), para que realmente descansemos... Este é o sonho de consumo de todo mundo, especialmente, pais de crianças pequenas!
Mas há um consolo para nós, pobres mortais: a mesma teoria diz que, independentemente do número de ciclos dormidos, se você acordar no meio de um ciclo de sono, você se sentirá mais cansado e confuso... mas se acordar ao final de um ciclo de sono, você se sentirá revigorado e alerta!
Por exemplo: Se você precisa acordar às 6h da manhã, deve se programar para adormecer às 21h ou às 22h30 (depois 00h ou 01h30), considerando que, em média, demoramos 14 minutos para adormecer após nos prepararmos para isso (deitados, no escuro, silêncio...)
Ao fazer estas contas, achei engraçado: a Luísa dorme exatamente nestes ciclos!
Ela acorda pontualmente às 6h da manhã, inclusive aos sábados, domingos e feriados!
Até o final do ano passado, ela adormecia às 19h30 (exatamente 7 ciclos de sono!). Agora ela costuma adormecer às 21h (6 ciclos de sono)... ou, se está muito agitada e perde esta "janela", costuma adormecer só às 22h30 (5 ciclos de sono).
Muito espertinha a garota! Por isso que sempre acorda com a corda toda!
Bom... Já que nós temos que acordar às 5h30 durante a semana ou às 6h nos finais de semana, junto com ela, vou testar dormir nos horários indicados... Hoje já perdi a janela da 0h, então vou às 1h30! Amanhã eu compartilho o resultado... =)
Visite o site http://sleepyti.me/ --> é uma calculadora da hora de dormir e acordar de acordo com esta teoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário