Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Leitura na infância

Vocês se recordam daquela prateleira de livros que eu compartilhei aqui no Blog? Ela agora está na parede do novo quarto das minhas meninas. 

Assim como eu, a Luísa e a Ísis adoram livros!

Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das ideias, vivências e sonhos.

O hábito de ler é muito importante. Segundo estudiosos, há três objetivos distintos (todos igualmente importantes, a meu ver): ler por prazer, ler para estudar, ler para informar-se.  

Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário e aprendendo linguagens diferenciadas.
A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito.
A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos, notícias e outras formas de publicação.

Ísis, 2 anos, com uma montanha de livros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...