VIVENDO PARA CUMPRIR OS PROPÓSITOS DE DEUS - Atos 13.36, Atos 20.24
Jesus nosso modelo - Lucas 4.1-13
O tema da mensagem de Paulo sempre foi Jesus e Jesus é o principal, dentre os que cumpriram o propósito de Deus. Vamos meditar no texto de Lucas 4.1-13 e pensar como podemos agradar a Deus e cumprir os Seus propósitos para a nossa vida, ser conduzido por Ele:
- Deixar ser levado pelo Espírito Santo: O texto diz que Jesus, cheio do Espírito, foi levado ao deserto, onde enfrentou tentações e venceu. À medida que você buscar ser cheio do Espírito Santo e deixar ele se manifestar em sua vida, dirigir os seus passos, revelar os seus planos e você for obediente, com certeza estará agradando o coração de Deus. A tentação ou provação poderá parecer longa, Jesus passou por 40 dias sem comer, mas em todo esse período a presença divina estava com ele.
- Saber quem você é em Deus: Quem é você? Você pode ter dúvidas com relação a esta questão, mas você não é um número. Você é um ser amado por Deus, um de seus filhos.
- Na forma como reagimos às tentações e provações: Todos são provados e tentados nessa terra e precisamos estar preparados para isso. Devemos aceitar os nossos desafios e vencê-los com dignidade e fé em Deus.
- Fazer a vontade de Deus: Como saber qual é a vontade de Deus? 1Tes 4.3 diz que a vontade de Deus é que sejamos santificados. Vivamos uma vida de santidade. Assim como Jesus, assim como Paulo, devemos testemunhar o evangelho da graça de Deus com a nossa fala, com a nossa atitude, com a nossa vida.
Como podemos agradar a Deus - Jó 1:
Como podemos levar uma vida que agrada a Deus e cumprir os Seus propósitos para nossa vida?
Para esta meditação, vamos olhar para a vida de Jó...
Jó era alguém que se mostrou sempre fiel aos olhos de Deus, alguém que foi colocado em prova, mas que viveu para cumprir os propósitos de Deus, como podemos ver por diversos pontos:
- Pelo que o próprio Deus declarou acerca dele: era um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal;
- Era o sacerdote do seu lar. Jó era alguém que intercedia a Deus por sua família, que se preocupava com aquilo que os filhos faziam;
- Jó era um verdadeiro adorador: diante da provação, esse homem toma uma atitude contrária a tudo. Levanta-se, rasga as suas vestes, raspa a sua cabeça, prostra-se com o rosto em terra e adora a Deus, confessando que nu ele saiu do ventre da sua mãe e nu ele partiria, reconhecendo que tudo o que tinha lhe havia sido dado por Deus e que aceitava que Ele lhe tirasse tudo. Nesta situação, ele diz: Louvado seja Deus!
- Pela fé que Jó mantém apesar de todas as provações. Em 12:25 ele declara: "Eu sei que o meu Redentor vive e que no fim se levantará sobre a terra".
- Pela declaração de Deus a Jó, no versículo 8 do Capítulo 42, dizendo que aceitaria a sua oração.
Jó viveu, foi provado e aprovado por Deus e fez a diferença em sua geração. Podemos dizer que ele cumpriu os propósitos que Deus tinha para a sua vida e continuou agradando o coração do Pai, apesar de toda a sua provação. Ele teve a revelação de quem realmente era Deus a ponto de declarar que agora não é mais só por ouvir falar de Deus, pois os seus olhos o veem...
Olhamos para essa história e dizemos que lindo final, que linda história! Mas hoje é nosso tempo... Será que estamos cumprindo os propósitos de Deus? Será que as nossas atitudes e decisões agradam o coração do Pai?
Eu passei por uma grande luta na área da saúde, mas tomei a decisão de que gastaria o tempo que me restasse servindo ao Senhor. E você?
Dois homens e um mesmo propósito: agradar o coração de Deus. Atos 1.8
Embora vivendo em gerações diferentes, estes dois homens, Paulo e Davi, marcaram o seu tempo como homens que tinham o mesmo propósito: agradar a Deus e cumprir os seus propósitos em suas vidas.
Em Paulo observamos um padrão alto de serviço à obra do Senhor. Ele sempre foi muito zeloso na obra de Deus. Por um tempo, ele achava que servia a Deus combatendo o cristianismo. Perseguia, prendia, matava os crentes, até o dia em que ele teve um encontro real e verdadeiro com Jesus, que o questionou dizendo: Por que me persegues? Esse encontro veio mudar completamente o seu entendimento quanto ao seu Senhor e quanto a servir a Deus.
- Ele conhecia a Deus e tinha intimidade com Ele: Eu sei em quem tenho crido 2Tm 1:12;
- Ele não mercadejava a Palavra: não fazia comércio da palavra de Deus;
- Nele podemos ver bem o que Jesus disse com relação a pôr a mão no arado e não olhar para trás;
- Ele tinha o propósito de não só seguir a Jesus Cristo, como também ser seu imitador;
- Ele tinha credenciais para repreender todos aqueles que se afastavam da espiritualidade genuína.
Davi, de pastor de ovelhas, tornou-se rei de Israel. Zeloso das coisas de Deus como Paulo. Alguém segundo o coração de Deus, humilde para reconhecer suas falhas, pecados e dependência de Deus. Depois de pecar, sendo confrontado, não usou de desculpas ou justificativas, logo assumiu que havia pecado contra Deus. Adorava ao Senhor numa intensidade tal que até os demônios saíam de perto dele. Ensinou-nos, através de seus salmos, como se humilhar diante de Deus e a alegria do perdão recebido.
Esses homens viveram no seu tempo, serviram ao Senhor.
Diferente de Jesus, que teve seu corpo glorificado, eles foram para a sepultura e descansaram, mas também deixaram um legado de fé, confiança, de como servir ao Senhor, de amar a Deus sobre todas as coisas, colocando os Seus propósitos acima de qualquer coisa.
Isso também pode ser feito por qualquer um de nós... basta tomarmos esta decisão e nos mantermos firmes nesta jornada. Vamos deixar que Deus nos use como instrumento, para cumprir os Seus planos em nossa vida. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário