Agora, me encontro em uma situação bem diferente... Me assustei quando me pesei hoje: passei dos 60 Kg pela primeira vez na minha vida: Já ganhei mais de 8 Kg (mais do que minha irmã mais velha, a Vivi, engordou até o parto do nosso querido Matheus)!
De acordo com a minha Agenda da Gravidez, devo esperar ganhar mais 500g a cada semana, a partir de agora... Como ainda faltam 16 semanas, significa que devo ganhar um total de 17Kg até o final!
Fala sério... será!?
Fala sério... será!?
Encontrei nos livros algumas referências ao ganho de peso ideal na gestação versus o IMC da mãe, antes de engravidar, para que o bebê tenha um bom peso ao nascer... e parece estar correto:
* IMC menor que 20 (baixo peso) --> 12,5 até 18 kg
* IMC entre 20 e 26 (normal) --> 11,5 até 16 kg
* IMC entre 26 e 30 (acima do peso) --> 7 a 11,5 kg
* IMC maior que 30 (obesa) --> Pelo menos 6 kg
O Luís tem me dado apelidinhos "carinhosos", como Cristiane-Jabulani (começou na Copa), Gordelita, Gordinha, Gatucha (Gatinha Gorducha), Baloinha... além de, quando os amigos perguntam como estou, responder "Gigaaaaante!"... hehehe.
Eu sei que o meu ganho de peso não é somente por conta da bebê, mas também porque mudei bastante o meu hábito de alimentação. Nunca fui de tomar café da manhã, muito menos de lambiscar entre as refeições, às vezes não jantava... mas agora, ando morta de fome e não posso nem sonhar em pular refeições (até porque passo mal)...
É engraçado... Nos primeiros meses, parece que a barriga não vai despontar nunca... Que engano! Agora, mostro meu barrigão para minha mãe que, calmamente, responde: “Ah, isso não é nada! Vai ficar maior!”. Maior? Como pode? A pele ainda vai conseguir esticar mais? Cabe? Eu já ando me sentindo apertada no meu próprio corpo!
E as mudanças não param por aí: há poucos dias, notei uma faixa mais escura, cortando a barriga ao meio... bem estranho! É a tal da linea nigra...
Ainda bem que tudo volta ao normal depois (assim espero!) e a gente encara todas essas metamorfoses por um bem maior – gerar uma bebezinha fofa, perfeita e linda!
Mas é cada surpresa... sinceramente, não estava preparada para tudo isso!
Oi Cris, apesar de não nos vermos muito, estou sempre acompanhando as novidades aqui no blog, fico feliz de ver que você já está totalmente mamãe até no modo de pensar e agir, a gravidez faz isto mesmo! A tal da linha negra foi sumir da minha barriga depois de 1 ano, já pensou? Ficava super preocupada achando que ia ficar com aquela marca prá sempre rsrs
ResponderExcluirDifícil imaginar você "gigaaaante", rs E pelo IMC tá tudo normal mesmo. É que estava muito magrinha mesmo ;) Também tenho apelidinhos carinhosos, mas não vou nem comentar, hehe Beijos
ResponderExcluirPara quem ficou curioso... ao final, cheguei aos 64,0 Kg (medição em 13/11, véspera do nascimento da Luísa): 11,6 Kg ganhos durante a gravidez.
ResponderExcluirMe assustei, quando cheguei em casa com a bebê, ao notar que ainda pesava mais de 60 Kg! Mas 20 dias depois, já estava com 54 Kg... ufa!