Luísa, 25/01/2011, 10 semanas |
Eu acho que a Luísa é um bebê "Livro Texto", mas ela é um anjinho em alguns aspectos também. Costuma ser muito fácil de entender e atender às suas necessidades, além dela (até hoje) sempre ter se comportado muito bem quando saímos...
A ideia do teste não é rotular o seu bebê e, sim, entender a forma como ele se alimenta, dorme e responde aos estímulos, além de conhecer a melhor forma como pode ser acalmado. Podemos chamar isso de temperamento, personalidade, disposição, natureza (...) mas, independentemente da denominação, a Tracy diz que essas características começam a se manifestar entre o terceiro e o quinto dia de vivência no lar.
Estes aspectos do temperamento afetam a forma pela qual o bebê percebe e manipula o ambiente e - talvez a característica mais importante para os pais compreenderem - influencia o tipo de conforto que ele busca. O truque, segundo ela, é enxergar seu bebê com clareza, conhecendo-o e aceitando-o como ele é... e saber que o temperamento é uma influência e não uma sentença de vida!
Ah... outra coisa que a autora sugere é que o teste seja realizado por mais de uma pessoa que conheça bem o bebê, separadamente (por exemplo, a mamãe, o papai e a babá). Em primeiro lugar, porque não existem duas pessoas que vejam qualquer coisa exatamente da mesma forma. Em segundo lugar, porque os bebês tendem a agir de maneira diferente com pessoas distintas. E em terceiro, pois tendemos a nos projetar em nossos bebês e, às vezes, nos identificamos muito com seu temperamento - e enxergamos apenas o que queremos ver. Sem perceber, podemos estar exageradamente concentrados em determinadas características do bebê ou, por outro lado, não conseguir enxergá-las.
Bom... clique aqui para fazer o teste e não esqueça de compartilhar comigo o seu resultado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário