Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

BBB - Big Brother Bebê

Quando estávamos montando o enxoval e eu estava pesquisando os modelos de babá eletrônica, alguns amigos disseram que o acessório não era necessário... que compraram por insegurança, mas depois se deram conta de que os pais sempre conseguem ouvir o som do seu bebê, mesmo à distância. Alguns disseram também que não adianta muito escutar o bebê de longe, já que sempre acaba-se indo até o quarto do bebê para socorrê-lo, em caso de barulho, choro ou resmungo.
A encantadora de bebês também critica os aparelhos... mas sua razão é outra. Ela diz que os pais acabam deixando os bebês mal acostumados e inseguros, por entrar no quarto a qualquer ruído ouvido (potencializado pelo auto-falante da babá eletrônica), sendo que na maioria das vezes o bebê conseguiria se tranquilizar sozinho e voltar a dormir. Com tanta intervenção, o bebê acaba concluindo que sempre precisa que os pais o salvem, ficando muito dependente!
Em contrapartida, em outro trecho do livro, a encantadora de bebês também fala sobre o quanto se evoluiu no entendimento do comportamento dos bebês com o advento do vídeo... e é aqui que entra a minha satisfação com o aparelho que escolhemos.

Luísa monitorada, 11/02/2011
Eu consegui aprender muito sobre a Luísa ao monitorá-la pela câmera: a forma como ela adormece, quanto tempo fica quietinha no berço até reclamar a nossa presença, como brinca sozinha, se seu sono está agitado ou tranquilo... se voltou um leitinho e há perigo de se engasgar.. ou se chorou, mas já caiu no sono de novo. É um verdadeiro Big Brother, sem cortes e sem edição!
Também posso manter a porta do quarto dela fechada enquanto dorme, sem medo (para que os cãezinhos não fiquem bagunçando em seu quarto e também para evitar que seja incomodada pelos demais barulhos da casa). Consigo me preparar e estar pronta para atendê-la, quando percebo que ela está despertando... mas espero os seus sinais. Tenho muita liberdade e não preciso ficar levando a Luísa comigo para todo canto da casa, para ter certeza de que está bem. Ela dorme mais tranquila e descansa melhor.
Mas, realmente, acho que não seria de grande valia se o aparelho tivesse somente som.

Várias pessoas já me perguntaram se recomendamos o aparelho que escolhemos. Sim, recomendamos!
O aparelho que compramos (Best View, da Summer Infant) é um dos poucos que permite, através do monitor portátil, dar zoom na câmera e ainda movê-la em 4 direções, com o joystick.
Eu estava na dúvida entre este modelo e um outro (mais caro!) que, além de ter um monitor portátil, também vem com uma TVzinha de LCD... mas o monitor portátil atende perfeitamente a todas as necessidades, especialmente por conta do zoom. Também existem alguns modelos com o monitor menorzinho, mais fino, parecido com um celular, mas acho que também não é um diferencial... o Best View é bem prático para usar em casa e, sinceramente, acho que o monitor precisa ser "portable" e não "poketable"... =)
O sinal também é muito bom. Eu moro em sobrado e consigo utilizar a babá eletrônica nos 2 andares e, praticamente, em toda a extensão da casa: a única exceção é na garagem, pois fica no lado oposto do quarto da Luísa e ainda em outro andar (cerca de 30 metros de distância).

Mas, como tudo, sempre há pontos de melhoria:
* Eu acredito que seja um defeito do aparelho que eu adquiri e não do modelo em si, mas de qualquer maneira acho que vale a pena comentar: após cerca de uma semana, a bateria original parou de carregar diretamente na tomada (o aparelho vem com um cabo de energia para carregar a unidade enquanto você a utiliza, como um celular). Não foi um grande problema, pois a bateria é, na realidade, 3 pilhas AA... então eu tenho 6 pilhas alcalinas recarregáveis e faço um revezamento. A duração da carga é aceitável: eu deixo o aparelho ligado o dia todo e as pilhas só precisam ser substituídas após quase 24 horas.
Acho também que poderia ser emitido um aviso sonoro quando as pilhas estão fracas e precisam ser substituídas (só existe um alerta luminoso), pois houve uma noite em que a bateria havia acabado e eu fiquei achando que estava tudo em paz... quando ouvi, bem longe, um chorinho abafado e notei que a babá eletrônica estava desligada. Tudo bem que isso não seria um problema, caso estivesse funcionando a carga da bateria diretamente na fonte de energia.
* Outro ponto é a fixação do aparelho: em princípio, havíamos fixado na parede com fita dupla face (3M), mas depois que eu mudei o lay-out do quarto (troquei a posição do berço), acabei tirando da parede e comecei a usar a câmera somente apoiada na cabeceira do berço (mas, com certeza, esta não poderá ser a base definitiva - teremos que achar um novo apoio assim que ela começar a ficar em pé). A minha amiga Íris enviou para mim um artigo sobre um recall de babás eletrônicas nos EUA, vale um alerta com relação ao fio...

2 comentários:

  1. Oi Cris!
    Ainda não comprei, até porque o apto não é tão grande assim, mas já aconteceu várias vezes de acordá-lo só de ir lá vê-lo ou de deixar a porta aberta. Principalmente a noite... então começamos a pesquisar. Esse modelo seu dá pra deixar a luz do quarto apagada ou precisa de um abajur pelo menos?
    Tks!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lice!
    É... no começo era mais importante, mas ainda usamos até hoje! Então, não precisa deixar nenhuma luz... a única coisa é que, no escuro, a imagem fica em branco e preto (infravermelho), mas é super nítida também.
    Também presta atenção se o modelo que vc está vendo não tem nenhuma luzinha "irritante". Vi alguns comentários na Amazon sobre isso... que incomoda alguns bebês.

    Beijinhos e qq coisa, se precisar de opinião, me fala...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...