Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Teste - Conheça o seu bebê...

Luísa, 25/01/2011, 10 semanas
Andei explorando os recursos e aplicativos do Facebook e aproveitei para replicar em um dos aplicativos o teste "Conheça o seu bebê", que pode ser encontrado no livro "Os segredos de uma encantadora de bebês" (Tracy Hogg).


Eu acho que a Luísa é um bebê "Livro Texto", mas ela é um anjinho em alguns aspectos também. Costuma ser muito fácil de entender e atender às suas necessidades, além dela (até hoje) sempre ter se comportado muito bem quando saímos...

A ideia do teste não é rotular o seu bebê e, sim, entender a forma como ele se alimenta, dorme e responde aos estímulos, além de conhecer a melhor forma como pode ser acalmado. Podemos chamar isso de temperamento, personalidade, disposição, natureza (...) mas, independentemente da denominação, a Tracy diz que essas características começam a se manifestar entre o terceiro e o quinto dia de vivência no lar.

Estes aspectos do temperamento afetam a forma pela qual o bebê percebe e manipula o ambiente e - talvez a característica mais importante para os pais compreenderem - influencia o tipo de conforto que ele busca. O truque, segundo ela, é enxergar seu bebê com clareza, conhecendo-o e aceitando-o como ele é... e saber que o temperamento é uma influência e não uma sentença de vida!

Ah... outra coisa que a autora sugere é que o teste seja realizado por mais de uma pessoa que conheça bem o bebê, separadamente (por exemplo, a mamãe, o papai e a babá). Em primeiro lugar, porque não existem duas pessoas que vejam qualquer coisa exatamente da mesma forma. Em segundo lugar, porque os bebês tendem a agir de maneira diferente com pessoas distintas. E em terceiro, pois tendemos a nos projetar em nossos bebês e, às vezes, nos identificamos muito com seu temperamento - e enxergamos apenas o que queremos ver. Sem perceber, podemos estar exageradamente concentrados em determinadas características do bebê ou, por outro lado, não conseguir enxergá-las.

Bom... clique aqui para fazer o teste e não esqueça de compartilhar comigo o seu resultado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...