Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

domingo, 5 de junho de 2011

Fim da amamentação exclusiva

Fiz questão de manter o leite materno como alimento principal da Luísa até que completasse 6 meses.
Luísa, 5M - Saboreando uma banana, no alimentador
Entretanto, como eu voltaria a trabalhar imediatamente após ela atingir esta idade e ela iniciaria na escolinha 1 semana antes (para adaptação), antecipei em alguns dias a introdução de outros alimentos em sua dieta, para que a transição fosse suave e para que eu pudesse acompanhar bem de perto mais esta experiência.

Quando a Luísa completou 5 meses, comecei a oferecer um pouquinho de suco de laranja lima no intervalo entre as mamadas da manhã e deixar que saboreasse uma fruta (maçã red, pêra Williams, mamão papaya ou banana prata) no intervalo entre as mamadas da tarde.
Até os 5 meses e 3 semanas, não substituí nenhuma de suas mamadas por outro alimento, ela continuava mamando de 3h em 3h. O objetivo não era alimentar, mas apresentar outros sabores e texturas.

Utilizamos bastante o alimentador neste período. Eu comprei o acessório ainda durante a gravidez, por indicação do meu amigo Luiz Paulo. Parece um mordedor e acondiciona o alimento dentro de uma redinha, para que possa ser saboreado à vontade pelo bebê, sem o risco de engasgar com os pedaços.

Luísa, 6M - Vitamina de leite materno, mamão e maçã
Durante a viagem, voltamos à amamentação exclusiva, por comodidade e segurança (com exceção de 2 bananinhas, no alimentador).

Quando a Luísa começou a adaptação no Berçário, aos 5 meses e 3 semanas, demos adeus ao EASY e fomos nos adaptando à rotina da escola, que oferece refeições de 2h em 2h: Lanche da manhã às 9h, Almoço às 11h, Leite às 13h, Lanche da tarde às 15h e Jantar às 17h.

O lanche da manhã do Berçário é suco de fruta, então começamos com a laranja lima, fomos misturando o suco de laranja com outras frutas e hoje a Luísa já toma sucos de várias frutas. Os sucos preferidos dela são o de  melancia e o de maçã.
Às vezes, envio leite materno adicional para fazerem vitamina, misturando com suco de frutas (maçã, banana, mamão...). A Luísa adora!

O lanche da tarde é papinha de fruta, então começamos com aquelas que a Luísa já conhecia e fomos inserindo outras frutas depois. Nunca precisei passar as frutinhas na peneira, basta amassar bem com o garfo.

Começamos oferecendo leite materno (no copinho de treinamento) às 11h, às 13h e às 17h.
Luísa, 6M - Alimentando-se cada vez melhor!
Após 3 dias, começamos com a papinha salgada no almoço e, 2 semanas depois, também no jantar.
Por enquanto, a papinha salgada da Luísa é feita com 2 legumes (cozidos ao vapor e amassados com garfo) + carne ou frango Korin (cozido e batido no liquidificador, já substituindo o caldinho dos primeiros dias) + folhas. Às segundas, quartas e sextas, também é adicionada uma gema de ovo (bem cozido) à papinha. Para temperar, usamos azeite, alho e cebola.

Ainda não fiz uma avaliação da Luísa depois que começamos com outros alimentos, mas ela está comendo cada vez melhor. Na escola, está tomando 100-150ml de suco e 180-230ml de leite materno, comendo 30-40 colheres (chá) de papinha salgada e 15-20 colheres (chá) de papinha de fruta.
Eu a amamento ao acordar (entre 6h e 6h30) e no final do dia, por volta das 19h. Ela continua dormindo 10-12 horas por noite, sem precisar se alimentar de madrugada.

Um comentário:

  1. Parabéns Cris! Que mamãe cuidadosa! Eu fazia assim também com a Gabi, ela amamentou exclusivo até 6 meses também, nunca deu trabalho para comer, mas odiava suco de laranja no começo, depois passou a amar e até hoje é fã de suco, ama! Agora dormir a noite toda... É uma dádiva que só conheci prá valer depois da escola rsrs já com 2 anos e pouco rsrs ela sempre mamou a noite, mesmo depois de começar a comer e a "bendita" chupeta ajuda a acordar até hoje, mas faz parte né? O importante é que ela come super bem, até hoje não faço muita fritura, só assados e cozidos, não é de comer porcarias sempre, precisa ver ela comendo brócolis ou couve-flor, com a maior vontade, dá muito orgulho, sinal que o início da alimentação foi bom, e sei que será assim com a Luísa também!
    Beijinhos
    Obrigada pelo post, tb estou com saudades!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...