Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O que levar para a Maternidade...

Para montar a relação do que levar para a Maternidade, utilizei como referência várias listas de Internet e a experiência de minhas irmãs e amigas, além de coisas das quais não fico longe.
Da mesma forma que eu costumo fazer para as minhas viagens, fiz primeiro a "Mala Virtual" e depois a verdadeira. Isso é útil para o caso da Maternidade, pois em caso de emergência (se a mala ainda não estiver pronta), fica mais fácil guiar quem terá que separar os itens.
Como tenho o costume de depois anotar o que foi útil, o que não foi, o que senti falta (...), para referência futura, vou deixar registrada neste post a minha opinião sobre o que deve ser levado para a Maternidade.

Quando fiz a visita à Maternidade São Luiz, eles me deram uma listinha de referência - também disponível na Internet. Vale a pena perguntar na Maternidade em que se vai ter o bebê se existe uma lista semelhante de recomendações, já que alguns itens costumam ser fornecidos pelo próprio Hospital e não há necessidade de levar (em alguns casos, nem é permitido).

Mala do bebê
* 6 conjuntinhos de roupa, separados em saquinhos/envelopes: body + calça com pezinho (mijão) + macacão - todos no tamanho RN;
* 1 cobertor de algodão;
* 1 xale de linha/lã;
* 3 casaquinhos de linha/lã;
* 3 Fraldas grandes de tecido (para forrar o colo das visitas ao segurar o bebê);
* 6 fraldas/toalhinhas de boca, para apoio na amamentação;
* Estojo com pente e escova para recém-nascido, além de enfeitinhos de cabelo;
* 2 pares de Luvinhas de malha (mesmo no verão, para o bebê não se arranhar);
* 1 saco para guardar as roupas sujas;
* Saída de maternidade e bebê conforto.
Obs.: Eu não tive que levar os itens para troca e banho do recém nascido, mas vale a pena confirmar na Maternidade se há necessidade (Fraldas RN, Sabonete neutro, Pomada para prevenção de assaduras, etc.)

Mala da mamãe
* 3 conjuntos de camisola + robe ou pijamas, com abertura facilitada para amamentação;
* 3 sutiãs de amamentação, de algodão;
* 1 par de conchas para seios, de silicone;
* 6 calcinhas;
* 1 par de chinelos de borracha, para o banho;
* 1 par de chinelos macios, para o quarto;
* 1 roupa para o dia da alta;
* Cinta pós-parto (principalmente se for cesárea, para conforto - especialmente no trajeto para casa);
* Itens de higiene pessoal e maquiagem.
Obs.:
* As roupas (camisolas/robes/pijamas, calcinha e roupa para alta) devem ser ainda de gestantes, para maior conforto;
* Eu também levei uma capa de amamentação, que ganhei de presente e foi super útil para usar quando tinha visitas no quarto, para maior privacidade;
* Consulte sobre a necessidade de levar absorventes pós parto. No São Luiz, eles fornecem... não há necessidade de levar, a menos que você queira utilizar uma marca/modelo em especial.

Mala do papai
Também é importante deixar preparada uma mala com algumas trocas de roupa e produtos de higiene para o papai / acompanhante.

Lista de documentos
É bom confirmar no Hospital, mas nós precisamos levar:
* CPF/RG da mãe e do pai (ou acompanhante);
* Carteirinha do convênio;
* Histórico de exames (isso é importante, principalmente, se for de urgência e seu médico não estiver lá);
* Guia de internação (informe-se junto ao convênio se pode ser fornecida antes do parto, pois facilita no momento de internar. Quando é agendado, o médico costuma já realizar este procedimento e só enviar uma carta com algumas instruções para o momento da internação, como foi meu caso);
* Certidão de Casamento (caso o Hospital tenha um Cartório, como é o caso do São Luiz, para que o pai possa fazer o registro do bebê sem a presença da mãe).

Outros itens:
Não se esqueça também de levar máquina fotográfica, filmadora, plaquinha da porta, caderno de recordações, lembrancinhas da maternidade, bem-nascidos, notebook, celular + carregador, itens para comemoração (bebidas, salgadinhos, ...), etc.
Eu levei livros, revistas, joguinhos, etc., mas não houve tempo para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...