Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Vacinação do Recém-Nascido

Estão previstas muitas picadinhas e gotinhas para os pequenos.
Eu postarei informações sobre as vacinas conforme eu tiver os detalhes, acompanhando o crescimento de nossa Luísa.

As primeiras vacinas, que se recomenda dar no recém-nascido, com a maior brevidade possível (demos na Luísa ainda na Maternidade), são:

* BCG-ID (Bacilo de Calmette e Guérin - contra Tuberculose), em dose única
A Tuberculose volta a ser um dos mais graves problemas de saúde pública em todo o mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos. O Brasil apresenta mais de 70.000 casos notificados por ano, e mais de 5.000 mortes anuais.
A vacina apresenta a melhor alternativa para a proteção, principalmente para prevenir formas graves como a meningite por tuberculose. A vacina BCG-ID brasileira é reconhecida como de alta qualidade pelos laboratórios internacionais.
Modo de Transmissão da Tuberculose: Ao tossir, falar, o doente elimina gotículas com bacilos que podem ser aspiradas, chegar aos pulmões e iniciar sua multiplicação.
Evolução normal da vacina: Duas a quatro semanas após a aplicação, forma uma pequena mácula avermelhada, que nas semanas seguintes evolui para um nódulo endurecido, com formação de pústula no centro da lesão ulcerada, deixando uma pequena cicatriz de cerca de 4 a 8 mm., encontrada em cerca de 95% dos vacinados. Não se deve cobrir a úlcera ou colocar qualquer tipo de medicamento.
* Hepatite B, 1ª dose.
Idade para Vacinação: Crianças: 1ª dose ao nascer, 2ª dose 30 a 60 dias após a 1ª, e 3ª dose 6 meses após a 1ª. Adultos: 3 doses o quanto antes, seguindo o mesmo intervalo acima.
A Hepatite B causa um amplo espectro de manifestações, desde formas assintomáticas, doença subaguda com sintomas inespecíficos, hepatite Clínica com icterícia, até formas fulminantes, fatais.
Quanto menor a idade da criança, mais frequentes são as formas sem sintomas de infecção. O risco de uma criança, adolescente ou adulto se tornar portador crônico do vírus da Hepatite B, após contrair a infecção, é de 6% a 10%. Este risco pode aumentar para até 90% nos casos de recém-nascidos não vacinados, de mães portadoras crônicas do vírus. Por isso, hoje é recomendada a vacinação universal do recém-nascido como forma de prevenção. 
Modo de transmissão da Hepatite B: Através do sangue, secreções orgânicas como as de ferimentos, sêmen, secreção cervical, saliva, uso de agulhas contaminadas, contato sexual, convívio íntimo, etc.
Reações adversas da vacina: Raramente pode causar febre baixa e dor no local da aplicação.
SAIBA MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...