Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Amamentação - Pra começar...

Como prometi, vou falar mais um pouco sobre a amamentação...

No livro da Encantadora de Bebês (eu avisei que ia falar bastante dela!), tem um quadrinho explicativo sobre a produção de leite, que reproduzo abaixo:
"Imediatamente após o nascimento do bebê, o cérebro da mãe libera prolactina, o hormônio que inicia e mantém a produção do leite. Os hormônios prolactina e oxitocina são liberados a cada vez que o bebê suga o seio. A aréola (parte escura ao redor do mamilo) é firme o suficiente para que o bebê se prenda a ela e macia o suficiente para permitir que ele a comprima. Enquanto o bebê suga, os seios lactíferos (sulcos no interior da aréola) enviam um sinal ao cérebro: "Produza leite!". Quando o bebê suga, esses seios pulsam e ativam os ductos lactíferos, as passagens que ligam o mamilo com os alvéolos, pequenos sacos no interior do seio em que o leite é armazenado. Essa compressão suave age como uma bomba, drenando o leite dos alvéolos para o interior dos ductos lactíferos e finalmente para o mamilo, que atua como um funil, dispensando o leite no interior da boca do bebê."
Assim que a Luísa nasceu, minha médica me pediu para borrifar o spray Syntocinon nas narinas, antes de amamentar. De acordo com a bula, este remédio tem como princípio ativo a oxitocina, que ocasiona a secreção de leite e facilita a amamentação ou a extração do leite da mama. Este hormônio sintético costuma ser prescrito para mulheres que fizeram cesárea, tiveram bebês prematuros ou que estão com dificuldades para amamentar. Eu usei o remédio durante os primeiros dias de amamentação.
Obs.: Nunca tome remédios sem o conhecimento do seu médico.

Também é muitíssimo importante ingerir muito líquido (cerca de 4 litros por dia). Como eu fiquei com pouco líquido amniótico no final da gestação, as garrafinhas de água já haviam se tornado companheiras inseparáveis... foi difícil me acostumar, mas agora já se tornou um hábito. Eu costumo enchê-las de manhã e espalhá-las pela casa, especialmente ao lado da poltrona de amamentação! É uma boa forma de controlar se eu "cumpri o meu dever".

Outro "ajudante" no início foi o Chá Misto da Mamãe, da Weleda, presente e recomendação de minha amiga Fernanda D. Ele é recomendado para favorecer o aleitamento, ajudando na produção de um leite com propriedade digestiva para o bebê e também garantindo a boa digestão da mamãe, além de estimular a produção de leite. Além de ser uma agradável fonte de líquidos, também me auxiliou no relaxamento.

Além disso, como já comentei antes, continuei com a vitamina que tomei durante a gestação (Materna) e é importante se alimentar bem. No rodapé do post, coloquei uma referência de dieta para nutriz. Neste quesito, às vezes eu não me comporto bem... =)

Outro temor e terror das mães é a dor... para evitá-la e/ou para tratar as mamas feridas, existem pomadinhas. Eu usei a Lanidrat (prescrita por minha médica) e a Lansinoh (presente e recomendação da minha amiga Fernanda D. também).
Estas pomadas podem ser utilizadas desde o terceiro trimestre da gravidez, para preparar as mamas. Eu comecei a utilizar depois de já estar amamentando. Não é necessário remover a pomada antes do bebê mamar, elas não são prejudiciais.

Na realidade, a amamentação não deve causar dor. Especialistas dizem que toda ferida/incômodo/dor é consequência de algum erro durante a amamentação, normalmente na pega. No meu caso, posso dizer que foi verdade: a única vez que senti dor (fez uma bolhinha) foi porque a Luísa havia se encaixado de forma incorreta e, para corrigir, eu a tirei sem antes colocar o dedo mindinho em sua boca para eliminar o vácuo (técnica que aprendi depois). Aprender a pega correta e como posicionar a Luísa foi o que mais achei difícil, mas também foi a chave para o sucesso na amamentação. Além das enfermeiras na Maternidade, quem me ajudou muito foi a minha irmã Luciane e o Luís, que aprendeu como fazer e me ajudava encaixando a Luísa no começo (especialmente enquanto eu estava no Hospital: a cama não é o local mais adequado para amamentar e ter acesso/soro pendurado no braço também não facilita em nada esta tarefa!).

Vejam abaixo o interessante texto do Dr. Carlos González sobre o assunto e também estou disponibilizando este vídeo da AMEDA, muito didático, que mostra a pega correta e o posicionamento do bebê durante a amamentação...




Outro acessório muitíssimo útil, desde o começo, é a concha de silicone. Eu utilizei a SaveMilk (JohnPetter).
Antigamente, utilizava-se apenas as conchas absorventes, para evitar vazamentos. Eu cheguei a comprar, mas praticamente não utilizei.
A concha de silicone auxilia na proteção do mamilo (evitando o atrito com a roupa, mantendo-o saliente e prevenindo rachaduras/fissuras), evita a proliferação de fungos e bactérias na mama, possui barreira interna que ajuda a evitar o vazamento na roupa, possui três furos para ventilação mantendo o mamilo arejado, ajuda a evitar que a mama fique muito cheia e dolorida, é higiênico e esterilizável.
Antes de reutilizar a concha, lave suas partes separadamente com sabão e água em abundância, retirando o acúmulo de leite em seu interior, para evitar a proliferação de bactérias. Para desinfetar, ferva durante 3 a 5 minutos (ou use o microondas), mantendo as partes unidas até o resfriamento. Eu possuo 2 pares para poder revezar e higienizar.
Importante: O leite que vaza no interior da concha não deve ser usado/doado.

SAIBA MAIS:
* Guia com informações sobre a amamentação, elaborado pela UNICEF, em português (de Portugal). Traz  informação sobre como começar a amamentar e como evitar problemas comuns. Há também uma seção separada sobre como extrair o leite;
O que você deve saber sobre a amamentação antes do parto;
* Informações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano sobre a amamentação;
* Nutrição das mães em período de amamentação;
* Texto "A Abnegação", sobre o posicionamento do bebê e as dores. Autor: Dr. Carlos González, do livro "Comer, amar e mamar";
* Artigo "Amamentação, resolva todos os problemas" (em português de Portugal);
* Dúvidas frequentes sobre a amamentação.

2 comentários:

  1. Oi Cris!!
    Lá vem sua amiga chorona de novo...rs
    Sinto falta de um suporte melhor aqui às vezes. Saudades da minha gineco tb! Aqui são contra essa concha. Tudo é natural demais pro meu gosto! rs Sofri um bocado no começo... usei muita pomadinha, mas depois de quase 2 meses, com ele maiorzinho as coisas melhoraram, ufa! Ainda assim de vez em quando ainda uso.
    E a vitamina também disseram que não precisa mais... eu achei estranho. Vou perguntar de novo na próxima consulta Spray então só minha mãe que comentou, nem vi nada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É, Lice... não deve ser nada fácil passar por todas estas novidades e ainda longe de casa e de seu apoio usual... além de enfrentando outra cultura.
    Por que eles são contra a concha? Não consigo entender... Vira e mexe fico sabendo destas coisas... Não entendo como algo que ajuda alguém possa ser ruim! Bom, opiniões...
    As pomadas eu não uso faz tempo, mas as conchas eu continuo usando, principalmente porque depois que comecei a bombear o leite com frequência, para doação, a produção aumentou bastante e voltou a vazar.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...