Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Estratégia de amamentação...

Uma das dúvidas de mamães que amamentam também é com relação à melhor estratégia (sim, também tem esta!)...

No livro da Encantadora de Bebês, também há algumas explicações úteis sobre o assunto:
Nos primeiros dois ou três dias, você produzirá o colostro: a "barra energética" que compõe o leite materno. Ele é grosso e amarelo, mais parecido com mel do que com leite, e é repleto de proteínas. Durante esse período, quando o leite é quase colostro puro, você deve amamentar quinze minutos com um dos seios e outros quinze minutos com o outro seio. Quando começar a produzir leite, no entanto, deve mudar para o método unilateral.
Há quem recomende que a mãe faça com que o bebê mame sempre nos dois seios, principalmente se amamentar em intervalos grandes, para evitar que o leite fique "parado" por muito tempo. Eu fiquei na dúvida com relação a isso e pesquisei um pouco... ainda no livro da Encantadora de Bebês existe uma explicação sobre as "partes do leite", que reproduzo abaixo:
Se você deixar uma mamadeira com leite materno descansar por uma hora, ele se separa em três partes. É assim que o seu leite é enquanto o bebê suga:
* Primeiros 5-10 minutos: Ele é parecido com a espuma do leite. Penso nele como se fosse uma sopa, porque satisfaz a sede do bebê. É rico em oxitocina que, na mamada, afeta mãe e bebê: a mãe fica bastante relaxada e o bebê fica sonolento. Essa parte do leite materno também apresenta a maior concentração de lactose.
* Depois de 5-8 minutos de mamada: Mais parecido com a consistência do leite normal, é rico em proteínas, o que é bom para os ossos e o desenvolvimento do cérebro do bebê.
* Depois de 15-18 minutos de mamada: Hind Milk, é o leite grosso e cremoso. É nele que estão todas as gorduras boas. É a "sobremesa", que ajuda o bebê a ganhar peso.
Curiosa por natureza, eu quis testar... Na primeira noite em que a Luísa não acordou para mamar (e, em compensação, eu acordei muitíssimo dolorida de tanto leite acumulado!), bombeei 80ml e deixei na geladeira... Vejam, ao lado, a foto do resultado: não é que dá mesmo para visualizar estas 3 partes do leite?

A Encantadora de bebês diz ainda que...
Principalmente nas 3 primeiras semanas da vida do bebê, é preciso ter certeza de que ele obtenha hind milk. Se você mudar de lado depois dos primeiros 10 minutos, por exemplo, na melhor das hipóteses o seu bebê estaria apenas começando a mamar o colostro e nunca teria chegado ao hind milk. E, o que é pior ainda, esta mudança de lado envia uma mensagem ao cérebro de que não é mais necessário produzi-lo. Se, no entanto, você mantiver o bebê em apenas um dos seios durante toda a mamada, ele obterá porções adequadas dos 3 tipos de leite, ou seja, uma dieta balanceada. Além disso, seu corpo irá se acostumar com este regime. 
Assim, a recomendação é que o bebê deve mamar tudo o que desejar de um lado, até deixar a mama espontaneamente e, após arrotar, deve-se oferecer a outra. O bebê poderá aceitar ou não. Muitos bebês ficam satisfeitos se mamarem só em um dos lados. Deve-se alternar o lado em cada mamada. Se estiver dando os dois lados em toda mamada, sempre comece pela mama que ofereceu por último na vez anterior.

Luísa, 28/11/2010, 2 semanas
Até hoje, são poucas as vezes em que a Luísa mama em ambos os lados. Ela normalmente se satisfaz somente em um deles e é muito interessante que, realmente, o corpo se acostuma com este esquema de produção de leite... Eu a amamento unilateralmente desde o seu quarto dia de vida. A pediatra da Luísa disse que agora, como ela já está com a sucção bem eficaz, estas referências de tempo já não são tão válidas... com uma boa sucção, ela consegue desde o começo da mamada obter todos os tipos de leite.
O registro em diário ajuda a controlar as mamadas e a alternar corretamente os lados.

Outra coisa que aprendi recentemente é que o cocô do bebê (normalmente amarelado) fica esverdeado caso esteja mamando somente o leite anterior, rico em lactose... Isso também causa cólicas e baixo ganho de peso. Vale prestar atenção a mais este sinal!

6 comentários:

  1. Oi Cris!!
    Eu precisava experimentar extrair uma vez o leite. Ensinaram aqui a fazer manualmente, mas ainda não tentei. De repente preciso um dia e vou ter que aprender correndo...

    Eu não consigo ter padrões com o Daniel por muito tempo. No começo eu oferecia os dois lados. Depois teve um período que ele ficava satisfeito com um lado só... depois voltou a ganhar pouco peso e eu comecei a oferecer o outro lado, que sempre pega menos tempo que o primeiro, mas pelo menos garante mais alguma coisinha.
    Tem época que realmente a fralda fica verdinha... mas não consigo mais me basear nos tempos mesmo. Tem dias que ele se concentra mais e suga com mais força, tem dia que ele se distrai direto... Mas eu também sou assim. Não tem jeito, eles acabam sendo reflexos nossos, né?

    Parabéns Cris!! Admiro muito sua organização e capricho em tudo o que faz!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lice! Muito obrigada!
    A amamentação ainda é uma das coisas que mais me encantam entre as novidades trazidas pela Maternidade. É incrível ver como a natureza é sábia... e como o corpo humano é uma máquina fantástica!

    Os bebês não têm muito padrão mesmo... apesar de hoje ser super tranquilo o posicionamento e a pega, às vezes, em momentos de euforia, a Luísa parece "desaprender"... e eu preciso ajudá-la a se concentrar no que está fazendo. Às vezes, eu é que não estou muito concentrada também, especialmente quando não estamos em nossa casa.

    Uma coisa que eu sinto falta é não conseguir acompanhar o crescimento dela com uma frequência menor, como fizemos no primeiro mês... o que é um ótimo índice de que tudo está certo! 1 mês de intervalo é muita coisa! Já vi depoimentos de mães que desistem da amamentação depois que constatam que o bebê ganhou pouco peso no mês... não dá tempo de corrigir assim!

    Mas o que eu mais presto atenção é se, durante a mamada, ela está bem desperta, se está sugando realmente e se está engolindo... aí eu fico tranquila mesmo que ela largue o seio após apenas 10 minutos.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Passei aqui para conhecer seu cantinho...quando puder passe no meu blog, vai ser um prazer ter sua companhia.
    bjs

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu também acompanhei bem de perto os 2 primeiros meses, porque ele não estava ganhando muito peso. Mas depois só marcou a consulta de 4 meses. Dois meses de intervalo... por isso acabo indo no posto de saúde às vezes, só pra pesar. E nessa última vez ele tinha ganho super pouco :-( Estou mais atenta agora e volto lá semana q vem pra pesar de novo! Vamos ver... bjs

    ResponderExcluir
  5. As consultas da Luísa agora são mensais e, apesar de irmos a 2 pediatras, é sempre em intervalo de poucos dias entre as 2 "pesagens", então não adianta muito.
    Às vezes, fico tentando estimar o peso dela com a balança digital que tenho em casa, mas ela não é muito precisa...
    Por isso que acabo tentando prestar mais atenção às mamadas e acompanhar se está molhando e sujando a fralda com boa frequência...
    Acho que o tempo passa de forma bem diferente quando estamos em casa... apesar de ser relativo: acho devagar para estes eventos mensais... e muito rápido para o crescimento dela e o final da licença! rs...

    ResponderExcluir
  6. Lice,
    Fiz um post em sua homenagem, sobre a extração do leite... e parabéns pro Daniel, 4 meses hoje!

    http://kussukimenezes.blogspot.com/2011/03/pump-it.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...