Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

terça-feira, 1 de março de 2011

Unhas!

Luísa, 16/11/2010, 2 dias
Acho que uma das atividades que os pais de primeira viagem (pelo menos, eu) mais temem é cortar as unhas dos bebezinhos... Se as mãozinhas já são pequenas, os dedinhos minúsculos, imaginem só como são as unhas!

Muitos bebês já nascem com as unhas grandes (foi o caso da Luísa) e podem se ferir com elas... especialmente, no rosto.
Entretanto, recomenda-se que não se corte as unhas logo nos primeiros dias (é por isso que as enfermeiras não costumam realizar este procedimento na Maternidade), pois a unha é muito flexível e é fácil causar sangramento.

Para evitar que o bebê se machuque nos primeiros dias, leve luvinhas de algodão ou  roupinhas que possuam a manga dobrável (como esta que a Luísa está usando na foto ao lado).
Mas não tem escapatória... a tarefa terá que ser executada cedo ou tarde e, logo na primeira consulta com o pediatra, descobri que seria com uma frequência muito maior do que eu imaginava: a cada 5 dias, mais ou menos! Já as unhas do pé não crescem tão rapidamente e podem ser aparadas com uma frequência bem menor (em média, a cada 15 dias).


Nos primeiros dias, foi o papai (sempre corajoso!) que realizou esta tarefa. Mas, assim que ele voltou a trabalhar, eu tive que assumi-la...

Eu costumo cortar as unhas da Luísa logo cedo, quando realizo os demais "procedimentos" também (troca de roupa, vitamina, limpeza do rosto, soro no nariz...), junto com o banho de sol (quando o astro-rei dá o ar de sua graça, claro!).
Normalmente, a Luísa está acordada quando corto suas unhas. Eu faço com que ela segure o meu dedo com sua mãozinha, para poder fazer o corte com firmeza e sem que ela fique mexendo os dedinhos (há quem prefira cortar as unhas enquanto o bebê dorme) e empurro a pele do dedinho para trás, separando da unha, antes de apará-la. A unha deve ser cortada bem rente e o corte deve ser reto, só arredondando as pontinhas.

O ideal é utilizar instrumentos feitos especialmente para bebês, que apresentam pontas arredondadas e design anatômico, diminuindo o risco de acidentes. Normalmente, no kit de manicure inclui uma tesourinha, um cortador e uma lixa. 
No começo, eu só usava a tesourinha (me dava mais segurança)... mas agora eu uso o cortador, que é bem mais prático e só lanço mão da tesoura (ou da lixinha) para tirar alguma pontinha e arredondar as pontas.
Alguns cortadores de unha trazem uma lupa acoplada, com o objetivo de ajudar a visualizar melhor a unha do bebê... Mas algumas amigas minhas que usaram este tipo de cortador disseram que, apesar do "zoom", a lupa causa um pouco de distorção. 

A tarefa é difícil, mas necessária! E, como todo o resto, bem mais simples com a prática... 
Na verdade, eu quis fazer este post para compartilhar com os outros pais os vídeos abaixo, mas eu nunca resisto e acabo falando de minhas aventuras também!

SAIBA MAIS:

2 comentários:

  1. O Daniel também nasceu com as unhas compridinhas. Logo nos primeiros dias já se arranhava. Colocávamos luvinhas, mas não paravam quietas. Passados alguns dias comecei com a "técnica" de cortar na boca. Mas só nos primeiros dias que era bem molinha. Depois compramos um cortador(http://www.safety1st.com/can/eng/Products/Child-Care/Hospitals-Choice/Details/1684-49523-Steady-Grip-Nail-Clippers). Não experimentei tesoura ainda. Vinha cortando enquanto ele mamava, mas agora está com os braços compridos e não acho mais uma posição confortável. Então comecei a cortar enquanto distraio ele com algum vídeo ou conversando com o Gu. Dormindo não tentei porque ele acorda muito fácil. ;)

    ResponderExcluir
  2. Lice, este seu aparador é profissional... rs!
    O kit que a gente usa é bem simples, mas dá conta do recado.
    No começo, tudo é difícil porque a gente é inexperiente... mas agora tudo começa a ficar difícil de novo, porque eles é que ficam experientes demais, rs!

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...