Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

sábado, 5 de março de 2011

Irmãos de Leite

O termo, título do post, remete à época da Escravidão... em que as amas de leite amamentavam os filhos de seus "senhores". Minha mãe o mencionou nos meus primeiros dias como mãe, quando um pouquinho do meu leite (que havia vazado na concha de silicone) foi derramado no chão e o Anakin, um de nossos cachorrinhos, lambeu... ela brincou que, a partir de então, o Naná e a Luzinha eram também irmãos de leite!

Mas o objetivo deste post é comentar sobre outros irmãos de leite, que minha Luísa provavelmente nunca vai conhecer, mas que estão sendo beneficiadas pelo leitinho que ela me ajuda a produzir. São bebês que correm risco de vida, têm baixo peso ou são prematuros... e cujas mães, por algum motivo, não podem amamentar.

Li neste artigo que cada mãe pode produzir, em média, 3 vezes mais leite que seu bebê consome. Eu comecei a doar o excedente de leite materno no finalzinho de Janeiro e pretendo continuar (pelo menos) até voltar a trabalhar, quando ela estiver com 6 meses.
Não consigo bombear leite após todas as mamadas, mas tenho coletado 100-160 ml diariamente, sendo o maior volume bombeado quando vou me deitar (já que minha Luísa tem dormido direto das 22h às 6h). Isso também me ajuda a dormir bem, não sendo incomodada pelo excesso de leite acumulado.

Já vi depoimentos de mães que guardam o leite materno congelado por muito tempo para garantir o suprimento de seu próprio bebê. Entretanto, o Ministério da Saúde (em sua cartilha sobre Aleitamento Materno) preconiza que o leite pode ser guardado com segurança por até 24h na geladeira e por até 15 dias no congelador/freezer.
Você provavelmente encontrará dados e pesquisas que sugerem que o tempo de armazenamento pode ser bem superior ao descrito acima (há informações de que o leite pode ser armazenado por até 5 dias na geladeira, 15 dias no congelador ou 3 meses no freezer). Entretanto, deve-se saber que tais pesquisas consideram uma faixa rigorosamente controlada de temperatura e foram feitas em países de clima mais frio. Além disso, quanto menor o tempo de armazenamento, maior a certeza da qualidade do leite e de sua adequação ao bebê, uma vez que o leite materno sofre mudanças em sua composição ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades de cada uma das fases de desenvolvimento do bebê.

Como já mencionei anteriormente, você pode necessitar ou desejar extrair seu leite por diversos motivos. Por que não considerar a doação?

Há cerca de 200 Bancos de Leite no Brasil, que são responsáveis pela coleta e distribuição de leite humano pasteurizado e com qualidade certificada. Para a OMS, a rede de bancos de leite tem se revelado uma importante aliada na redução da mortalidade infantil.

Em São Paulo (Capital), o centro de referência é o Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros. A coleta da doação pode ser feita em domicílio, em periodicidade semanal ou quinzenal (não há quantidade mínima para a doação). O BLH também fornece vidros esterilizados e outros acessórios para a coleta, além de todo o suporte e informações necessárias para o processo. Na primeira coleta, você precisa mostrar os exames do período pré-natal e fornecer outros dados para classificação e garantia da qualidade do leite que vai fazer a diferença para tantas vidas!

Vejam este vídeo, super informativo e que mostra a importância do leite materno e de sua doação.
Quem não tem filhos ou não amamenta também pode ajudar: o instituto carece de doações de frascos com tampas plásticas - como os de maionese ou café solúvel. É importante que sejam de vidro, pois passam por um processo de esterilização. Pelo telefone 0800-267788 é possível agendar a entrega dos recipientes ou obter informações sobre como deixá-los nos postos de coleta.



SAIBA MAIS:
* Site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano;
Página da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (Ministério da Saúde);
* Site da AMS Brasil (Aleitamento Materno Solidário), onde há também a relação completa de centro de referências de BLH + Comunidade no Facebook e Grupo de Discussão;
* Informações detalhadas e ilustradas sobre a coleta e armazenamento de leite materno;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...