Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Gordelita...

Apesar de sempre ter sido a mais baixinha e gordinha entre as minhas irmãs (sim, quem as conhece sabe que é verdade!), sempre fui magra pelos padrões normais... Quando engravidei, meu IMC era 18,5 e eu pesava 52,4 Kg, distribuídos em 1,68m.

Agora, me encontro em uma situação bem diferente... Me assustei quando me pesei hoje: passei dos 60 Kg pela primeira vez na minha vida: Já ganhei mais de 8 Kg (mais do que minha irmã mais velha, a Vivi, engordou até o parto do nosso querido Matheus)!

De acordo com a minha Agenda da Gravidez, devo esperar ganhar mais 500g a cada semana, a partir de agora... Como ainda faltam 16 semanas, significa que devo ganhar um total de 17Kg até o final!
Fala sério... será!?

Encontrei nos livros algumas referências ao ganho de peso ideal na gestação versus o IMC da mãe, antes de engravidar, para que o bebê tenha um bom peso ao nascer... e parece estar correto:
* IMC menor que 20 (baixo peso) --> 12,5 até 18 kg
* IMC entre 20 e 26 (normal) --> 11,5 até 16 kg
* IMC entre 26 e 30 (acima do peso) --> 7 a 11,5 kg
* IMC maior que 30 (obesa) --> Pelo menos 6 kg

O Luís tem me dado apelidinhos "carinhosos", como Cristiane-Jabulani (começou na Copa), Gordelita, Gordinha, Gatucha (Gatinha Gorducha), Baloinha... além de, quando os amigos perguntam como estou, responder "Gigaaaaante!"... hehehe.

Eu sei que o meu ganho de peso não é somente por conta da bebê, mas também porque mudei bastante o meu hábito de alimentação. Nunca fui de tomar café da manhã, muito menos de lambiscar entre as refeições, às vezes não jantava... mas agora, ando morta de fome e não posso nem sonhar em pular refeições (até porque passo mal)...

É engraçado... Nos primeiros meses, parece que a barriga não vai despontar nunca... Que engano! Agora, mostro meu barrigão para minha mãe que, calmamente, responde: “Ah, isso não é nada! Vai ficar maior!”. Maior? Como pode? A pele ainda vai conseguir esticar mais? Cabe? Eu já ando me sentindo apertada no meu próprio corpo!

E as mudanças não param por aí: há poucos dias, notei uma faixa mais escura, cortando a barriga ao meio... bem estranho! É a tal da linea nigra...

Ainda bem que tudo volta ao normal depois (assim espero!) e a gente encara todas essas metamorfoses por um bem maior – gerar uma bebezinha fofa, perfeita e linda!
Mas é cada surpresa... sinceramente, não estava preparada para tudo isso!

3 comentários:

  1. Oi Cris, apesar de não nos vermos muito, estou sempre acompanhando as novidades aqui no blog, fico feliz de ver que você já está totalmente mamãe até no modo de pensar e agir, a gravidez faz isto mesmo! A tal da linha negra foi sumir da minha barriga depois de 1 ano, já pensou? Ficava super preocupada achando que ia ficar com aquela marca prá sempre rsrs

    ResponderExcluir
  2. Difícil imaginar você "gigaaaante", rs E pelo IMC tá tudo normal mesmo. É que estava muito magrinha mesmo ;) Também tenho apelidinhos carinhosos, mas não vou nem comentar, hehe Beijos

    ResponderExcluir
  3. Para quem ficou curioso... ao final, cheguei aos 64,0 Kg (medição em 13/11, véspera do nascimento da Luísa): 11,6 Kg ganhos durante a gravidez.
    Me assustei, quando cheguei em casa com a bebê, ao notar que ainda pesava mais de 60 Kg! Mas 20 dias depois, já estava com 54 Kg... ufa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...