Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Televisão...

Só percebi que a Luísa já estava prestando atenção à televisão quando ela estava para completar 3 meses. Antes disso, os sons e imagens até chamavam a sua atenção, mas não a mantinham...

Luísa, 19/03/2011, 17 semanas
Descobri, navegando na Internet, que há um debate forte sobre crianças e, especialmente, bebês passarem parte de seu tempo entretidos com o aparelho.
De acordo com pesquisadores do Hospital das Crianças e do Centro Médico Regional de Seattle, Estados Unidos, crianças com menos de 2 anos não devem assistir à televisão e as mais velhas não devem passar mais que 2 horas por dia em frente à telinha.
O estudo, do qual participaram 1345 crianças, publicado na revista Pediatrics, afirma que cada hora por dia passada em frente à TV aumenta, em média, em 10% as chances de que a criança desenvolva a síndrome do déficit de atenção. O coordenador do estudo (Dr. Dimitri Christakis) afirmou que as crianças expostas a altos níveis de estímulo quando jovens continuam a esperar isso mais tarde, em suas vidas, o que dificulta que elas lidem com o ritmo mais lento da escola e da lição de casa. 'A TV faz com que a mente em desenvolvimento vivencie níveis pouco naturais de estímulo', disse ele.

Mas encontrei também opiniões não tão radicais, como esta afirmação de um pediatra Durval Anibal Daniel Filho, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo: "Se for junto da rotina da família, naquela hora que o pai chegou do trabalho e está vendo o jornal ou a mãe resolveu dar de mamar vendo a novela, não faz mal, desde que o som não seja alto demais. Ninguém deve usar a TV como babá, porque o bebê precisa de muitos outros estímulos de luz, cor e movimento para desenvolver plenamente sua visão e audição, além dos da TV". E também esta opinião do pediatra Carlos José Silvestre, do Hospital e Maternidade São Luiz: "Não deixe o bebê mais que 30 minutos ao dia vendo televisão, porque ele precisa de outros estímulos para crescer, não só os visuais".

Como em tudo, vale o bom senso... Acho que é importante balancear a TV com outras atividades e não exagerar no tempo, na frequência e também prestar atenção ao conteúdo ao qual os pequenos estão expostos... Eu acho que a TV pode ser uma aliada interessante, especialmente porque permite que apresentemos às crianças uma série de coisas que não teríamos a oportunidade de mostrar "ao vivo".
Eu costumo assistir às vezes aos DVD's da série Baby Einstein com a Luísa. Não fazemos isso todo dia e só assistimos a um DVD no dia (cerca de 20 minutos de duração). Eu fico sempre ao lado dela e procuro conversar, explicando as imagens (especialmente porque os vídeos do Baby Einstein que eu comprei são os originais, em inglês). 
Fiz algumas imagens da Luzinha assistindo ao Baby Einstein na semana passada. É muito interessante notar a concentração da pequena, totalmente hipnotizada! Ela chega a sorrir vendo os fantoches e desvia o olhar somente se a tela fica escura por muito tempo... 




SAIBA MAIS:
* Artigo do BabyCenter "Guia para as crianças verem TV";
* Artigo do HowStuffWorks em inglês: "How Baby Einstein works";
* Artigos do HowStuffWorks em português: "Há algum problema em bebês assistirem à televisão" e a continuação "Recomendações para os bebês e televisão".

4 comentários:

  1. Ola sempre estou visitando seu blog e estou te seguindo, vim te parabenizar pelo blog eu ainda não sou mãe, mas ja estou trainando pra quando essa hora chegar bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!! Também acho que tudo é uma questão de bom senso e equilíbrio. Nos dias em que saímos pra alguma coisa, o tempo voa, até porque envolve o antes, durante e depois. Mas nos dias em que ficamos as 24h em casa, já fizemos tapetinho, cadeirinha, colo, cama... acabo variando usando um pouquinho a TV ou o Baby Einstein (no youtube, rs). E como você, vou falando: "olha a coruja, o cachorro, a menina tocando flauta", rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cris ela está linda, risonha e esperta!!!!
    Vocês estão curtindo todo o tempo juntas e isto é maravilhoso, lembro que fiz tanto isto, ficava horas só por conta da Gabi, só nós duas era muito especial!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...