Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

sábado, 22 de janeiro de 2011

500 fraldas depois...

Luísa, 14 dias...
Após atingir a marca de mais de 500 trocas de fraldas (até eu me assusto com o número, mas é isso mesmo: calculo pelos pacotes usados), acredito que já temos autoridade para dizer algo sobre o assunto.

Em primeiro lugar, para não assustar os que ainda não tiveram o bebê, saibam que a tarefa fica bem mais fácil quando se pega prática e também quando se trata do seu próprio bebê. São tantas trocas de fralda que a gente fica craque ainda nos primeiros dias em casa.
Lembro de uma vez em que levamos nossa sobrinha Gabi ao aniversário de 1 aninho da Fernandinha (filhinha da Sueli / Luiz Paulo). Estávamos "suando" para trocar a fralda dela no berçário do buffet, quando entrou o Luiz Paulo com a filha (elas têm praticamente a mesma idade), trocou a fralda em poucos minutos, dentro do berço que havia lá mesmo e nós ainda ficamos terminando a tarefa!
Mesmo com nossa Luísa, nos primeiros dias, cheguei a levar quase meia hora para trocar uma fralda (sério!) e tinha que realizar a tarefa no quarto dela, com toda a infra-estrutura. Agora eu faço a troca em qualquer lugar, tendo o "kit de viagem" em mãos, em não mais que 5 minutos (o tempo varia um pouco, dependendo do "recheio" da fralda e do humor da bebê... e, apesar de já estar com prática, procuro fazer com uma certa calma e sempre conversando com ela, para não ser muito "invasivo" - questão de respeito!).

A segunda coisa a dizer é que vamos ter que tentar trocar algumas fraldas... ou teremos que doá-las.
Como comentei quando estava planejando o Chá de Bebê, usei uma Calculadora de Fraldas para fazer a distribuição dos tamanhos entre as convidadas.
O que eu não levei em consideração é que, apesar de eu ter sugerido que nos trouxessem de presente "um pacotinho", algumas amigas muito generosas trouxeram mega-pacotes ou vááários pacotes de fraldas... e a Luísa também se desenvolveu super bem e ganhou peso rápido.
Em compensação, o que eu também não sabia era que, dependendo da marca e modelo, o tamanho da fralda atende a uma faixa bem diferente de peso.
A Calculadora que eu comentei é da Huggies / Turma da Mônica, cujo tamanho "P" é recomendado para bebês de até 6 kg (apesar disso, passaram a ficar desconfortáveis e vazar com a Luísa quando ela atingiu 5 kg!)... já o Tamanho "P" da Pampers Total Confort, por exemplo, é para bebês de até 8 kg... e o "M" da Johnson's para bebês de 4 a 9 kg. Então, o ideal é utilizar as fraldas por ordem de tamanho.

No Chá de Bebê, sugeri as marcas Huggies Turma da Monica, Pampers e Johnson's dos tamanhos P e M.
Como a Luísa nasceu pequenininha (já sabíamos pelas estimativas dos últimos ultrassons) e o bebê ainda perde cerca de 10% do peso nos primeiros dias, chegamos a usar ainda 5 pacotes de fraldas tamanho RN.
Utilizamos a Huggies Turma da Monica Soft Touch RN, que é para bebês de até 3,5 kg (a Luísa teve alta do Hospital com 2,5 kg) e não temos nada a reclamar. Na Maternidade, usaram a Johnson's e também é muito boa.

A Luísa não teve qualquer reação alérgica a nenhuma destas 3 marcas e não me arrependo de tê-las escolhido.
Apesar de haver diferenças entre as marcas e modelos, todas dão conta do recado. Mas seguem as fraldas que usamos, por ordem de preferência:
    * Pampers New Baby P
    * Johnson's Toque de Proteção M
    * Pampers SuperSec P / Pampers Total Confort P 
    * Huggies Turma da Mônica Soft Touch RN e P
    * Huggies Turma da Mônica Tripla Proteção P


E tenho algumas observações também:
  • Como já mencionei, a Pampers é mais flexível com relação ao tamanho do bebê (o tamanho P já era adequado quando a Luísa tinha pouco mais de 3 kg e agora que ela deve estar beirando os 6 kg ainda está bem confortável também... apesar de ter começado a vazar às vezes). Já a fralda da Turma da Monica, quando a Luisa tinha pouco mais de 3 kg, o tamanho P ficava meio folgado e vazava, depois ficou bom e agora já não está mais servindo nas perninhas gordas da Luísa. Já comecei também a usar a Johnson's tamanho M (de 4 a 9 kg) e ela é muito boa, nunca vazou... então deixo para usar à noite e quando saímos (só tenho 3 pacotes).
  • Todas as fraldas que usamos têm ótima absorção do xixi e leva horas para elas ficarem mesmo cheias (só vi isso quando coloquei a Luísa na banheira de fralda normal, rs - aliás, uma reclamação: só existe fralda de piscina para bebês com mais de 7kg!).... xixi nunca vazou! Esta é uma grande vantagem das fraldas descartáveis, o bebê está sempre sequinho, sem a necessidade de ficar trocando a fralda toda hora! Fala-se muito em sustentabilidade e, cada vez mais, há pessoas que defendem a volta do uso das fraldas de pano... mas eu uso as descartáveis e alivio a consciência pensando em quanta água e sabão seriam necessários para lavar as fraldas de pano sujas!
  • Agora sobre o cocô... No começo, o bebê evacua depois de todas as mamadas... chegamos a usar 15 fraldas em um só dia! Agora que a Luísa tem pouco mais de 2 meses, costuma evacuar 4 ou 5 vezes ao dia... então, a gente troca a fralda toda vez que faz cocô (o bom é que ela "anuncia" em alto e bom som que está recheando a fralda, então nunca a deixamos suja por muito tempo) e também após o banho. Também sempre verifico a fralda quando ela acorda das sonecas (pois não costumo ficar por perto enquanto dorme) e procuro deixá-la com uma fralda "novinha" antes do seu sono noturno, que agora está mais longo. Em média, temos usado 7 fraldas por dia, ultimamente.
  • Por falar em cocô... encontrei estes dias um álbum de fotos de cocô de bebê no BabyCenter. É bom para os pais de primeira viagem, que não sabem se o que encontraram dentro da fralda é normal. Para os demais, só visitem o link se tiverem estômago forte e/ou muita curiosidade! rs... Realmente, os pais perdem o nojo de tudo!
  • Prefiro as fraldas cujo fecho é de velcro (ou ajustável) e não adesivo, pois assim é possível abrir e fechar a fralda quantas vezes for necessário, seja para ajustar ou para verificar o conteúdo. Outro motivo é que eu, com minha mãozinha molhada, já cheguei a perder umas 3 fraldas por tirar a cola do adesivo enquanto a ajustava, não conseguindo mais fechá-las.
  • Obs.: Nos modelos da Turma da Monica, a Kimberly-Clark (fabricante) mudou e já trocou pelo fecho ajustável (e na Soft Touch já era velcro), mas vale a dica para a escolha de outras marcas. Na Johnson's, apesar de ser adesivo, a cola é muito boa e ainda não tive problemas.
  • Também prefiro as fraldas que possuem a cintura elástica, pois assim eu posso deixar a fralda bem ajustada ao corpinho da bebê (evitando vazamentos), mas sem medo de ficar desconfortável. Esta característica está presente na Turma da Mônica Soft Touch e nas Pampers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...