Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cesariana

Em um dos posts anteriores, eu havia discutido a famosa questão "Parto Normal x Cesárea".
Secretamente, sempre torci pelo Parto Normal... principalmente por conta da recuperação (que todos dizem que é mais tranquila), mas também por medo da cirurgia!

Só que o final da minha gravidez, como vocês acompanharam, foi tão estressante e alarmante que, quando chegou a grande hora do parto, eu acabei nem ficando nervosa por conta de ter que enfrentar uma cesárea... eu só pensava no bem-estar da bebê.
O que fez com que eu aceitasse mais facilmente este tipo de parto foi, principalmente, o fato da Luísa estar sentada (pélvica)... Para reforçar, quando a Luísa nasceu, foi constatado que o cordão umbilical era menor que a média (tinha menos de 40 cm) e isso, provavelmente, seria mais um entrave para um parto normal. Não era mesmo uma questão de escolha: seria cesariana de qualquer forma!
Até teve um lado bom: saber exatamente o momento em que a Luísa nasceria, sem surpresas ou correria.

Após passar por esta experiência, o que posso dizer é que o quadro não é tão feio quanto pintam. Claro que a cirurgia não é nada bonita e é super invasiva (7 camadas de músculos e pele!), mas nós mesmas acabamos não vendo nada disso (ainda bem!)... e eu achei que tudo aconteceu bem rápido.
No momento do parto, o importante é estar com o pensamento em Deus e no bem-estar do bebê, confiar na equipe médica e respeitar a opinião de quem entende. 

Logo depois do parto, além da dor, acho que a pior parte foi não saber o que viria a seguir, o que era normal sentir, quanto tempo ia durar... Eu não tinha referências na família (minha mãe, minhas irmãs, minha sogra... todo mundo teve parto normal!), só havia conversado superficialmente com algumas amigas sobre o assunto e, apesar de ter bombardeado minha médica com perguntas, era sempre depois de já ter me surpreendido com algo. Então, resolvi escrever um pouco sobre o fato, para preparar as mamães que ainda passarão por isso.

Com relação às dores: durante o parto não se sente nada, por conta da anestesia. Aliás, acho que a pior dor que senti foi para colocar o acesso do soro na mão!
Vale ressaltar que, além da anestesia, administra-se morfina e, por conta disso, a dor sentida nas horas que seguem o parto é bem reduzida (antigamente, as mães sofriam muito mais!). O efeito da morfina dura cerca de 48 horas e causa um pouco de tremedeira e coceira, mas nada que justifique pedir para anularem o efeito antes, o que é possível.

Após o parto, fiquei na sala de recuperação por cerca de 1 hora, até conseguir mexer as pernas. Logo depois, já fui para o quarto, mas ainda usando uma sonda, que só é tirada após o primeiro banho. Depois do banho (meio traumático), tudo vai melhorando... você já pode vestir suas próprias roupas e já consegue andar sem problemas.
A dor no local da cirurgia ainda é forte por cerca de 1 semana, mas me incomodava somente na troca de posição (ao levantar, ao sentar, ao deitar) e também quando eu fazia movimentos mais bruscos (rir, tossir, espirrar...).

Minha médica recomendou que eu não fizesse muito esforço em casa, especialmente subir/descer escadas e levantar/abaixar... que eu me concentrasse somente na bebê.
Ela também recomendou que eu não fizesse ginástica nos primeiros 90 dias. Apesar disso, não tive problemas para voltar ao meu peso (20 dias depois já estava somente 1,3 Kg acima do meu peso normal e hoje estou com 200g a menos).
Também não tive problemas com a amamentação, o que dizem que pode acontecer após cesarianas.

Mas a cicatriz ainda arde e coça um pouco até hoje, 70 dias depois! E a região ainda não tem sensibilidade. Eu continuo passando um creme manipulado, receitado pela minha médica, e a cicatriz até que está bonitinha e ficará bem escondida.

Há alguns pontos positivos da cesárea também, por exemplo: você sangra menos no pós-parto, pois o médico já remove a placenta completamente. E o parto normal também tem corte e pontos, num lugar bem desconfortável.

Bom... independentemente do meio pelo qual a Luísa veio ao mundo, ser mãe foi a coisa mais linda que me aconteceu! Eu descobri um amor que jamais pensei que existisse... sou totalmente apaixonada por ela e isso vale qualquer coisa!
E, cá entre nós, a gravidez foi muito mais difícil pra mim que o parto...

SAIBA MAIS:
* Para mais detalhes sobre a Cesariana, recomendo este artigo do Baby Center.

2 comentários:

  1. Olá! Também serei mãe de primeira viagem, de uma menininha linda que será xará da sua Luísa. Tenho várias dúvidas e as pessoas nunca respondem-as por completo.Eu sou um pouco nervosa e nunca tomei soro na vida( em 21 anos, só faço exame de sangue e depois de muita insistência ), o que acaba fazendo com que o medo da anestesia e do soro sejam maiores. Gostaria de saber se a sonda incomoda, como você se sentiu no momento em que aplicaram-lhe a anestesia, e como foi o seu primeiro banho... Se doeu, etc.. Se puder responder-me, ficarei grata.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Isabella!
    Parabéns por sua Luísa!
    Como eu comentei, não é um "bicho de sete cabeças", mas é um momento de muita ansiedade, muita emoção... e tudo vale a pena!
    A sonda não incomoda muito, ajuda... assim não precisamos nos levantar nas primeiras horas depois da cirurgia. O primeiro banho é um pouco traumático, mas as enfermeiras ajudam e, depois dele, nos sentimos renovadas.
    Não tenha medo... muitas e muitas mulheres passaram por isso antes de nós e hoje a medicina está super avançada!
    Boa sorte!
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...