Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Encantadora de Bebês

Depois do nosso interesse pelo "Encantador de Cães" (César Millan), estamos na fase da "Encantadora de Bebês" (Tracy Hogg)... e espero que não precisemos recorrer à "Super Nanny" (Jo Frost), no futuro!

Como eu já havia comentado no Blog, quem me presenteou com o livro "Os segredos de uma Encantadora de Bebês" foi a minha amiga Íris.
Eu havia dado este livro para a minha irmã Luciane também, em 2007, quando a minha sobrinha Gabi nasceu... mas foi só porque era um dos mais vendidos, nem sabia direito do que se tratava.

Gostei de ter ganhado o livro ainda durante a gravidez, pois ele traz muitas informações interessantes sobre o desenvolvimento dos bebês, suas características, como interpretam as coisas que acontecem à sua volta, etc.
Apesar de algumas informações estarem meio desatualizadas (o livro foi escrito em 2000, publicado em 2002 no Brasil) e de não concordar com algumas das preferências da autora (por exemplo, a fralda de pano!), em geral, gostei muito do livro e ele tem me ajudado bastante! Já o li inteirinho, mas ele está sempre ao meu alcance, para consultar um trecho ou outro... e gostaria muito de assistir ao programa de TV, mas não encontrei vídeos na Internet e já não passa mais no Discovery Home & Health.

Fiquei triste ao saber que a Tracy morreu em 2004 (como diz minha amiga Íris, ela deveria ser canonizada... rs!), mas ela deixou uma série de admiradores pelo mundo afora e existem vários grupos de discussão, sites, blogs, etc. que divulgam as suas ideias. Tenho certeza de que eu mesma ainda vou comentar no Blog muita coisa que aprendi com ela!

Pra ser sincera, me arrependi de não ter dado mais atenção a este livro durante a gravidez - eu estava mais entretida com os livros sobre a gestação e me desmotivei um pouco pelo fato de ainda não ter um bebê nos braços durante a leitura, pois a autora descreve muito as características de cada tipo de bebê no livro.
Eu recomendo que as mamães leiam antes do parto, pelo menos, o capítulo que trata da alimentação do bebê (Capítulo 4 - "De quem é esta boquinha?"). Acho que esta é a parte mais importante (e mais desconhecida para os pais de primeira viagem) e é o que guia todo o resto da rotina que ela propõe e que deu tão certo para a minha família...

A Tracy Hogg publicou 3 livros, mas aqui no Brasil temos somente dois deles (não foi publicado o "Secrets Of The Baby Whisperer For Toddlers").
Eu comprei o outro livro também, mas ainda não o li inteiro... ele trata de assuntos mais específicos, com mais detalhes e acho que serve mais para consultas em caso de problemas, como diz o título ("A Encantadora de Bebês resolve todos os seus problemas")! --> Devo dizer que mudei de ideia com relação ao meu comentário acima. Este livro é recomendado para quem não começou a seguir os métodos da Encantadora de Bebês quando o bebê nasceu (Abril/2010). O primeiro livro trata especialmente do nascimento aos 4 meses, trazendo também os conceitos básicos em detalhes. O livro rosa traz um resumo de todos conceitos e é muito mais rico em exemplos e recomendações, tratando os problemas comuns e trazendo sugestões de como evitá-los ou corrigi-los. Além disso, traz as variações do programa para cada idade... está sendo bem útil agora que a Luísa está maior. (Abril/2011)

É claro que tudo isso é só uma referência... somente os pais podem realmente conhecer (e encantar) o seu  bebê... mas ela dá muitas noções básicas e boas dicas de como manter o bem-estar da família como um todo, após a chegada do bebê, além de nos dar pistas do que devemos observar, como costumam ser os sinais que o bebê dá sobre suas necessidades...
Enfim, a "encantadora" conseguiu me encantar também com o seu método EASY (em inglês, além de significar "Fácil" é o acrônimo para: Eating, Activity, Sleeping, Yourself), que se resume em estabelecer uma rotina de comer, brincar, dormir e dar um tempo aos pais.
Como eu aplico o EASY desde que a Luísa nasceu, não sei se nossa vida tem sido tranquila porque a Luísa é boazinha mesmo ou se foi porque aprendemos a observar seus sinais, atender as suas necessidades sem demora e estabelecer uma rotina que funciona pra gente!

SAIBA MAIS:

2 comentários:

  1. Oi Cris! Eu só tenho o segundo livro, mas deu pra ter uma boa idéia do método e estou tentando seguí-lo (pelo menos o básico: alimentação a cada três horas, seguido de atividade e soneca). Tem dado certo também, mas agora (perto dos 3 meses) dificilmente consigo que ele durma mais de uma hora. Além disso não sou tão rígida com o intervalo, vez ou outra dou em 2h30, 3h30, conforme o soninho dele.
    Agora o que não consegui mesmo é colocar horários fixos... tudo começa quando ele acorda de manhã e a partir daí de 3 em 3h, mas como tem noite que ele dorme 5h, noite que dorme 6h e até noite que dorme 7h, acaba variando bem os horários...
    Mas estou contente. Até comentei com o Gu, como tem funcionado bem a rotina pra dormir. Fazemos sempre na penúltima mamada, limpamos o narizinho, damos a vitamina, colocamos a roupinha e no final ele já tá sonolento. É dar a chupetinha e dorme em seguida. A última mamada é a dos sonhos, que ele nem acorda direito... já termina de olhinhos fechados :-)
    E pra você? Como tem sido?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lice, estou levando para o fórum no Facebook, tá? Vou responder por lá... beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...