Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pediatra e Vacinas

Hoje a Luísa está com 2 meses e 3 dias.... começando sua 10ª semana de vida!
Logo cedo, fomos (somente eu e a Luísa, pois o Luís tinha um curso), estreando o meu carro novo (de mãe!), à consulta com a Pediatra.

Ela tirou as medidas da pequena e não deu muita diferença dos números obtidos na sexta 14/11, na consulta com o outro médico.

A Luísa já está com 57 cm de comprimento... já cresceu 10 cm, comparando com o tamanho no nascimento. A Pediatra disse que está ótimo, pois um bebê deve ganhar cerca de 25 cm durante o seu primeiro ano.
E ela está pesando 5,280 Kg... já dobrou de peso (comparando ao peso do dia da alta), mas notei que a taxa de ganho de peso por dia ficou menor agora. Desde que veio para casa até a medição de 03/Jan, ela vinha ganhando entre 45 e 55 gramas por dia. Mas de 03/Jan para hoje, a média foi de somente 23 gramas por dia. A pediatra informou que isso é normal, que agora ela vai começar a ficar cada vez mais ativa, gastando mais energia e também tende a reduzir o número de mamadas (dorme mais à noite).

Por enquanto, a Luísa vai continuar somente com o leite materno. Como vou voltar a trabalhar quando ela estiver completando 6 meses, vamos começar a introduzir outros alimentos um pouco antes.

Também discutimos sobre as vacinas e, seguindo a sugestão da pediatra, acabei levando a Luísa para ser vacinada no Centro de Imunizações do Einstein, pois ela me explicou que todas as vacinas deste 2º mês têm diferenças entre as que aplicam no Posto de Saúde e as disponíveis em Clínicas Particulares - vejam neste outro post. O outro pediatra havia dito que não tinha problema dar todas as vacinas no Posto de Saúde, mas eu achei melhor não arriscar.

A Luísa tomou hoje, então, a Hexavalente (Salk - Poliomielite Inativada, DTPa - Tríplice acelular, Haemophilus Influenzae B e Hepatite B), a Pneumocócica 13-valente (conjugada) e a Rotavírus Pentavalente. Deixamos a Meningocócica Conjugada para o 3º mês (e aí poderá ser no Posto de Saúde, pois não há diferença na vacina).

A Rotavírus foi oral e a Luísa fez muitas caretas e teve ânsia de vômito (o gosto deve ser terrível!). Não foram gotinhas: era uma seringa com um líquido bem grosso.
Mas a pior parte foram as picadas: foi a primeira vez que eu presenciei, pois quando ela tomou a BCG e a 1ª dose da Hepatite B, ainda na Maternidade, eu estava tomando banho. Desta vez, foram 2 picadas, uma em cada perninha, aplicadas por 2 enfermeiras ao mesmo tempo (para evitar 2 crises de choro). Ela chorou bem forte (como eu nunca tinha visto antes, foi quase um grito) e ficou muuuuito vermelha. Mas rapidamente se acalmou, gemeu um pouquinho e saí do Hospital com ela dormindo em meus braços.

Quando cheguei em casa, amamentei-a... tomando muito cuidado para não apertar os locais das picadas, mas acho que ela sentiu uma dorzinha mesmo assim, ao encostar em mim... fez uma carinha de choro (aquela boquinha pra baixo, igual desenho animado?) e depois chorou de mansinho, super sentida... me deu uma pena! Não era choro de manha, acho que era de dor mesmo... Chorei junto!

Ela dormiu, mas de tempos em tempos dava uma reclamadinha, choramingando.... fiquei o tempo todo por perto, tirando a temperatura, acalmando... tadinha!

5 comentários:

  1. como ela tá diferente... muito fofa! bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai Cris sei bem o que é isto! Meu Deus dói na gente! O Ro quem segurava ela, não tinha coragem...Ela sempre muito forte, nem chorava! Demos as vacinas dela na Pró-Vacinas muito boa clinica! A pediatra da Gabi tb nos alertou da diferença entre as vacinas do posto e das clinicas, não pensamos duas vezes e demos na clinica, agora ela só irá tomar com 4 anos graças a Deus e as de gripe que no inverno sempre temos que reforçar.

    Cris a Luísa tá a coisa mais gostosa, cheia de dobras!! Linda!! Tô louca prá vê-la, vou confirmar, mas acho que no feriado iremos dar uma passada ai.

    Vou ver se entro no facebook tá, amei!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Meu nome é Luana e adorei um post sobre vacinas!!!
    Meu pequeno tem 4 meses e essa história de dar em postinho ou em clinica particular nos fez queimar os neurônios aqui! rs
    Acabamos dando na clinica mesmo!
    Mt cabana seu blog....
    Temos (um grande grupo de amigas que são mamães) um blog, e vc pode passar lá se quiser. São posts com duvidas onde ajudamos umas as outras!
    www.oencontrodasmamaes.blogspot.com
    Ahhh... e se morar em São Paulo, gostaria que me indicasse a Pediatra da Luisa! =)
    Beijinhos!
    Luana Braga.

    ResponderExcluir
  4. Ola!!!!

    Concordo com a amiga de cima. seu Blog é excelente, parabéns.. Ainda estou decindo sobre onde dar as vacinas, mt bom podermos compartilhar informações e tirar dúvidas, afinal marinheiros de primeira viagem sempre tem dúvidas...E seu blog abriu espaço para divulgaçao de outros... Abraços a todos e parabéns pela pimpolha, que delícia!!!!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Meninas, muito obrigada pela visita e pelos elogios! Vamos nos falando... e trocando experiências. Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...