Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

domingo, 18 de julho de 2010

Metade!

Notaram os contadores que adicionei ao BLog?

Este do cabeçalho é a contagem regressiva para a data prevista para o parto (DPP): 05/12/2010. Esta data é obtida calculando 280 dias a partir do primeiro dia da última menstruação, no meu caso, 28/02/2010...
Para a minha médica, esta é a data limite para aguardarmos o nascimento natural da bebê, com segurança.
O prazo de 280 dias são as famosas 40 semanas da gestação, da contagem obstetrícia, que costuma ser usada pelos futuros pais e soa estranha para aqueles que ainda não se aventuraram por este caminho.
Na contagem do Calendário, este período corresponde a 9 meses... Mas, no acompanhamento do desenvolvimento do bebê, a gestação acaba durando 10 "meses lunares" (cada mês consiste em 28 dias, organizados em 4 semanas de sete dias cada uma).
E o mais interessante é que esta contagem se inicia antes da data em que o bebê foi concebido de fato, o que costuma acontecer cerca de 2 semanas depois. Mas, como esta data é difícil de precisar exatamente, convencionou-se utilizar os parâmetros acima descritos.

Este widget da lateral, abaixo da Joaninha, é bem interessante... encontrei no site Babystrology. Configurei as datas para que ele simule o desenvolvimento da Luísa, trazendo uma contagem em semanas e também em dias de quanto tempo já passou e quanto ainda falta... basta clicar nele para alternar as contagens.
Hoje é exatamente a metade desta contagem! 140 dias se passaram e 140 dias ainda são esperados até a chegada da nossa princesinha!

De acordo com a minha agenda da gravidez, hoje ela está pesando cerca de 308 g e medindo cerca de 16 cm de altura (e eu já engordei 5,8 Kg!). Até agora, a placenta pesa mais que o bebê... é ela que trata com o processo metabólico da nutrição, pois os órgãos fetais ainda não estão suficientemente maduros para processar os alimentos. Esta proporção deve começar a se inverter daqui a 2 semanas.
O processo de ossificação continua e a cartilagem se fortalece e se transforma em osso... é por isso que os movimentos do bebê começam a ficar mais perceptíveis.
Há 3 dias, as sobrancelhas do bebê começaram a se formar.
O cabelo começou a se formar ontem e, em mais um mês, ele terá cerca de 2,5 cm. Este é o "cabelo permanente" e não o lanugo (uma penugem temporária que surgiu há uns 10 dias na cabeça e no corpo do bebê, mas que costuma desaparecer até o seu nascimento ou alguns dias depois).. Mas mesmo este "cabelo permanente" começará a cair na segunda semana depois do nascimento, para ser substituído por um cabelo mais grosso e áspero.
O vernix caseosa também já está presente, é uma substância cremosa que cobre a pele do bebê para proteger a delicada pele do bebê... ele tem função termorreguladora, antibacteriana, antioxidante, protetora e hidratante. O bebê ainda nasce envolto neste vernix, que desaparece após cerca de 24 horas de vida (com exceção dos acúmulos nas dobrinhas) e normalmente é removida no tratamento pós parto (há controvérsias com relação a este procedimento - achei uma tese inteira sobre o assunto na Internet).
Hoje, o útero da bebê já está completamente formado e há 10 dias começaram a se formar as primeiras células dos óvulos. As meninas já nascem com todos os óvulos que terão.
E, nos próximos 4 dias, as perninhas estarão na proporção relativa definitiva (os ultrassons que fizemos mostravam perninhas pequenas, quando comparadas com os bracinhos)...
Agora o bebê já dorme e acorda tanto quanto o recém-nascido.

2 comentários:

  1. Nossa Cris como está passando rápido hem?! E ai agora está sentindo mexer muito?
    No início do mês que vem vamos marcar para levar o convite da festa da Gabi prá vocês e ai mataremos a saudade.
    Posta fostos suas!
    Eu tinha estes contadores também e também lia muitooooo e pesquisava bastante na internet, sobre tudo, tem um site bem legal que tem vídeos lindos sobre a formação do bebê e tudo vou ver se encontro o endereço e depois te mando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris este é o site que mencionei acima, dá uma olhada é bem bonito.

    http://www.universodobebe.com.br/

    Clique no link: Vida no Ventre

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...