Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Icterícia, Fototerapia e Banho de Sol


No terceiro dia de vida da Luísa (16/11), ainda na Maternidade, foi detectada uma leve icterícia. 
O pediatra do Hospital explicou que não era alarmante, mas que realizariam 3 banhos de luz (fototerapia) nela neste dia para evitar que não tivesse alta junto comigo, no dia seguinte.
Quem nos visitou neste dia não conseguiu ver a bebê de perto... só pelo vidro do berçário.

Minha mãe me contou que eu também tive icterícia quando nasci e, por conta disso, não tive alta junto com ela, ficando um dia a mais internada no Hospital.

A icterícia é comum nos recém-nascidos e é reconhecida pelo tom amarelado na pele e no fundo dos olhos do bebê, sendo causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue (quando a formação de bilirrubina é maior que a capacidade do fígado de metabolizá-la).

Quando a Luísa teve alta, ainda estava com uma leve icterícia, mas o nível de bilirrubina já não era alarmante (8,1 mg/dL), só precisava de acompanhamento pelo pediatra nos dias seguintes.
O pediatra da Luísa nos ensinou a reconhecer os sinais da icterícia: ao apertar suavemente a pele do bebê, independentemente da raça, a pele deve ficar branca (se ficar amarelada, há icterícia). Outra coisa que ele nos explicou foi que a icterícia progride de cima pra baixo e desaparece no sentido inverso, ou seja, desaparece das perninhas, depois do abdômen, tórax e, enfim, do rosto (e os olhos voltam ao normal).

Em casa, a única coisa a fazer é dar banhos de sol no bebê, sem protetor solar e qualquer filtro (nem vidro), por 10 minutinhos (5 de frente e 5 de costas), antes das 9h e/ou após as 16h.
O banho de sol também traz outros benefícios para os bebês e é super importante para sintetização da Vitamina D, permitindo a absorção do Cálcio, fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos ossos.
Conforme o bebê cresce, o tempo de exposição ao sol pode aumentar (até o máximo de 1 hora por dia).

Bom... em casa, a Luísa realizou seu tratamento com muito mais estilo.. =)
Por sorte, consigo dar o banho de sol de manhã no próprio quartinho da Luísa, bastando abrir a janela e montar a caminha (abrir o sofá-cama). Ela adora!
SAIBA MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...