Boas-vindas e Contadores

Este Blog já está em sua terceira versão! Aqui eu me sinto à vontade para ser eu mesma e escrever sobre qualquer coisa que povoe a minha mente. É onde eu desabafo, reflito, compartilho experiências e descobertas, mantenho registro de momentos felizes e de desafios superados, guardo um arsenal de boas memórias, pensamentos e reflexões para me ajudarem nos dias difíceis... Sejam bem-vindos e não pisem na grama, rs... Ah! Se quiser trocar ideias e compartilhar experiências, visite a Página no Facebook, que é uma extensão deste Blog (e acho que os recursos são melhores para todo mundo acompanhar e palpitar)!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Oxigenoterapia - UTI Neonatal

Na semana anterior ao nascimento da Luísa, fizemos vários exames na Maternidade e pudemos acompanhar a rotina da chegada dos bebês, no 2º andar do prédio, onde fica o berçário central.
Quando saí da sala de recuperação pós-parto e fui para o quarto, me surpreendi ao encontrar o Luís lá, sozinho, e perguntei por que ele não estava junto à bebê, acompanhando o primeiro banho e os outros procedimentos... fotografando, filmando e corujando lá no berçário.
Não pensei que havia algum problema, pois tinham deixado a bebê conosco logo após nascer, ainda na sala de parto - estava despreocupada.
Então, ele me contou que a Luísa estava em oxigenoterapia, na UTI Neonatal. Dramática, comecei a chorar...

Fiquei um pouco mais tranquila depois de falar com o pediatra e deixarem o Luís dar uma espiadinha (ao lado, está a foto que ele tirou para me mostrar que ela estava bem), mas só fiquei aliviada mesmo quando ela estava novamente em meus braços... pouco mais de 5 horas depois.

Segue abaixo o texto explicativo do Hospital, que nos foi entregue:
"Seu bebê acabou de nascer e está em adaptação ao nosso meio. Às vezes,  acontece de o bebê respirar com dificuldade e ficar um pouco ofegante, necessitando de um tempo para se adaptar. Chamamos este período de adaptação de Desconforto Respiratório.
Quando está na barriga da mãe, o bebê fica dentro de uma bolsa de água, por isso é normal que tenha líquido no pulmão e, durante o nascimento, este líquido seja expelido. O que provoca o desconforto respiratório é um resíduo deste líquido no pulmão do bebê e o próprio organismo dele deve se encarregar de absorver. 
Quando o bebê fica muito ofegante, com esforço respiratório e gemência, necessita de oxigenoterapia. Então, o bebê é colocado em uma 'caixinha' com oxigênio e com um sensor de oximetria, que monitora a saturação de oxigênio no sangue do bebê e a frequência cardíaca.
À medida que o bebê melhora, diminui-se o oxigênio, até que ele fica bem sem.
O tempo de permanência depende de cada bebê, podendo variar de três a oito horas. Caso haja necessidade de permanência por períodos superiores, o bebê é colocado em uma incubadora.(...)"


SAIBA MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...